26/01/2021 às 12h38min - Atualizada em 26/01/2021 às 13h51min

Secretário estadual nega reclassificação da região de Sorocaba no Plano SP

Marco Vinholi fala com base no que a presidente da Região Metropolitana, Simone Marquetto, informou

- Foto: Carlos Mello
Fonte: Cruzeiro do Sul

A prefeita de Itapetininga e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba, Simone Marquetto, informou que não haverá reclassificação de fase do Plano São Paulo para nenhuma cidade da região nesta semana, segundo definição do secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Marco Vinholi. A afirmação foi dita durante um encontro virtual que tinha a finalidade de discutir questões econômicas e sanitárias diante da possibilidade dos 27 municípios que estão inseridos mudarem de fase no plano.

O jornal Cruzeiro do Sul teve acesso à declaração que não está de acordo com o que foi anunciado nesta segunda-feira (25) pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que disse que com o aumento de leitos de UTI na cidade, toda a região deveria passar por uma reclassificação e retornar à fase laranja até sexta-feira. “Não haverá mudança para nenhuma cidade e também não haverá mudança de forma isolada”, destacou a prefeita, de acordo com fala do secretário.

Ainda conforme o secretário, a governante de Itapetininga disse que a cidade que descumprir o Plano SP poderá ter problemas jurídicos. “Ninguém que ficar na fase vermelha. Mas a gente entende que o enfrentamento vai gerar uma discórdia muito grande. Entendemos que é ruim para a economia. Não estamos felizes com isso”, garantiu Simone. “Não temos autonomia para descumprir um decreto do Estado”, avaliou.

Na reunião, Vinholi afirmou que só poderá ter uma reclassificação depois que os novos leitos estiverem em funcionamento. “Nós seguimos assim até a próxima atualização”, disse. Ele passou a falar dos leitos hospitalares, quando disparou. “Nesse sentido, mesmo tivesse qualquer reclassificação, hoje, amanhã, ou quarta-feira, a região ainda tem índice de fase vermelha. Então, não tem qualquer tipo de alteração”, falou o secretário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.