07/11/2014 às 12h04min - Atualizada em 07/11/2014 às 12h04min

Zona Azul será implantada no centro de São Roque

Da Redação: Lucas Caparelli - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Lucas Caparelli - Foto: Rafael Barbosa

A Prefeitura de São Roque informou ao Jornal da Economia que será implantado o sistema de Zona Azul nas ruas centrais do município.

A medida vai funcionar para o estacionamento de veículos de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h nos locais sinalizados com placas. O tempo mínimo de permanência será de 10 minutos, ou seja, a chamada tolerância. Para todos que comprarem o cartão o tempo é de 1 hora.

A administração municipal afirma que a proposta é de disciplinar o trânsito na área central da cidade, que como já relatado em reportagem do JE, está causando muitos problemas devido ao grande aumento no número de veículos e à imprudência de uma parte dos motoristas. Segundo a Prefeitura a frota é de mais de 40 mil veículos em São Roque e as ruas do centro da cidade não conseguem muitas vezes comportar tantos carros.

A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar e dos agentes do Departamento de Trânsito da Prefeitura. Serão cerca de 600 vagas para serem monitoradas.

A volta da Zona Azul é uma parceria entre a Prefeitura, Guarda Mirim e Associação Comercial - ACIA. Os valores serão divulgados na próxima semana. Os cartões poderão ser adquiridos na sede da Associação Comercial, no Departamento de Trânsito, além de diversos estabelecimentos comerciais do centro.

 

Regras de utilização

O usuário da Zona Azul deverá seguir um conjunto de regras básicas para ter direito de utilizar a área de estacionamento regulamentada. São elas:

- Anotar a tinta o mês, dia, hora e minuto e a placa do veículo no cartão de estacionamento;

- Colocar o cartão atrás do espelho retrovisor interno, com sua frente voltada para o vidro do pára-brisas;

- Retirar o veículo do local ao término de uma hora.

Aos sábados, domingos e feriados o estacionamento nas áreas demarcadas será livre. Os serviços de carga e descarga de mercadoria e afins poderão ser efetuados nas áreas especiais de estacionamento nos dias úteis até às 9h e a partir das 19h. Os veículos que prestam serviços públicos, entre os quais os das empresas concessionárias de serviços de eletricidade, transportes, comunicações e telecomunicações, água e esgoto, saúde, imprensa e limpeza pública, podem estacionar livremente quando estiverem em serviço. Veículos que tenham chapa oficial também têm esse direito.

A reportagem do Jornal da Economia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura para saber em quais ruas ou avenidas será implantada a Zona Azul e quando o sistema entrará em vigor. A resposta da administração municipal foi de que a expectativa é de que comece na primeira quinzena de dezembro. As ruas são as mesmas que contêm as placas de identificação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.