18/01/2021 às 11h29min - Atualizada em 18/01/2021 às 12h31min

DIRF 2021: confira dicas para não ter problemas com a entrega

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

Os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que pagaram ou creditaram rendimentos em relação aos quais tenha havido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) estão obrigados a apresentar a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) até as 23h59 do dia 26 de fevereiro, por meio de programa específico da Receita Federal do Brasil (Receitanet).
 

"Após o envio da DIRF, os informes de rendimentos passam a ser entregues. Estes servirão como base para que contribuintes pessoas físicas possam preparar a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referente ao ano-calendário de 2020, que deve ser entregue até o final de abril do ano subsequente (ou seja, abril de 2021)", orienta Bruno Giannella, diretor de Tax da Mazars.
 

Ainda de acordo com o executivo, há diversas especificidades e impactos que devem ser considerados para elaboração da DIRPF, especialmente para evitar desvios na tributação (a maior ou a menor), erros de preenchimento que possam trazer riscos e problemas com a documentação suporte, que precisará estar disponível no caso de questionamento por parte das autoridades fiscais.
 

A falta de apresentação da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) no prazo fixado, ou a sua apresentação após o prazo, sujeita o declarante à multa de 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante do imposto de renda informado na declaração, ainda que integralmente pago, limitada a vinte por cento, observado o disposto no § 3º.
 

Sobre a Mazars
 

Especializada em auditoria, BPO, consultoria, serviços tributários e financeiros, a Mazars é uma empresa internacionalmente integrada, operando em mais de 90 países ao redor do mundo. Contamos com a experiência e o conhecimento de mais de 40 mil profissionais para auxiliar clientes de todos os tamanhos em cada estágio de seu desenvolvimento. No Brasil, a Mazars tem mais de 800 colaboradores em seus cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Barueri, Rio de Janeiro e Curitiba).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.