13/01/2021 às 15h16min - Atualizada em 13/01/2021 às 16h26min

Como Recuperar os Arquivos Apagados do cartão SD corrompido

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

"Há dias que eu vejo uma mensagem de erro no cartão SD, que explica que o cartão está corrompido e sugere a formatação do mesmo. Além disso, várias fotos e vídeos que fiz nas férias desapareceram e a tela da minha câmera fica preta toda vez que quero usá-la. Tem como recuperar o cartão SD sem perder minhas fotos e vídeos?".

Quando o cartão de memória está corrompido, é comum haver problemas como este, descrito acima. E além da perda de arquivos, o dano do cartão pode provocar muita irritação por causa das mensagens chatas e a impossibilidade de baixar mais arquivos. E não adianta tentar encontrar suas mídias conectando o celular ao computador: o Windows avisará que o cartão está danificado.

A primeira atitude a ser tomada nesse caso, é encerrar o uso do Cartão SD. Como ele está corrompido, o mais prudente é parar de salvar arquivos nele, pois pode perdê-los.

 

Leia também: Túneis futuristas: confira o que a empresa de Elon Musk vem construindo em Las Vegas.

 

O questionamento que vários fazem é o porquê do Cartão SD ter sido corrompido. Bom, as causas são variadas. Pode ter sido ataque de vírus, formatação abrupta do cartão de memória, uso do cartão em vários aparelhos, exclusão incorreta dos arquivos, etc.

E como resolver esse problema?

 

Podemos dizer que existem várias soluções que você pode aplicar para corrigir cartões de memória ou cartões SD danificados ou corrompidos, como:

Inserir cartão em outros aparelhos:

Se houver alguma dúvida de que o cartão está corrompido ou danificado, é possível verificar inserindo-o em outros dispositivos, como computador, smartphones, tablets etc. Muitas vezes, o cartão não é compatível com o seu aparelho em específico, mas pode funcionar em outros.

O comando “CMD” ou “CHKDSK”:

ChkDsk (ou Check Disk) é uma excelente ferramenta quando se trata de diagnóstico do Windows. Acessível pelo Prompt de comando (basta pesquisar no menu Iniciar), ele oferece soluções e correções mais eficazes.

Assim que digitar Prompt de comando clique com o botão direito do mouse sobre a opção, e depois em Executar como administrador. Confirmar. Aperte na tecla Win + R, digite cmd e tecle Enter;

Pode parecer uma interface já vista em algum filme de hackers, mas é extremamente simples!

Digite o comando chkdsk /r/f “letra da unidade do cartão:” (sem as aspas), e tecle Enter. Por exemplo: se a unidade do cartão for A, digite chkdsk /r /f A:;

O ChkDsk vai corrigir os erros do cartão (parâmetro /f), e localizar setores defeituosos e tentar corrigi-los (parâmetro /r).

Baixe Grátis um dos Melhores Software para Recuperação de Dados do Cartão Micro SD

O Recoverit é um dos melhores software para a recuperação de seus arquivos perdidos ou excluídos no Windows ou Mac. Recupere seus dados em diferentes dispositivos em poucos minutos.

Um pouco mais sobre o Recoverit:

Focado em recuperação, o software Recoverit oferece grandes e seguras soluções para o seu dispositivo, como:

Recuperação de Fotos e Vídeos

O software nº 1 para a recuperação de seus arquivos perdidos, excluídos, formatados e até mesmo corrompidos. É possível a recuperação de vídeos excluídos do iMovie, fotos perdidas, GIF e até fotos perdidas do iphoto.

Recuperação de Arquivos Apagados

Permite recuperar dados excluídos no Mac OS X 10.9; arquivos e músicas deletados do iPod; arquivos excluídos do iWork.

Recuperação de Documentos

Esse recurso permite ao usuário a recuperação de documentos importantes como arquivos de EXCEL, PDF e arquivos de Pasta.

Recuperação de Email

É possível recuperar o endereço de email, crackear/hackear a sua senha Hotmail, encontrar e-mails arquivados em Gmail, recuperar senhas esquecidas e recuperar usuário esquecido do Gmail.

Crie uma mídia inicializável para um computador com falhas

Possui a capacidade de criar unidades inicializáveis para iniciar um computador com falhas, assim permitindo-o acessar seus dados.

Repara vídeos corrompidos sem frustrações

Escaneie, reúna e combine os fragmentos de seus vídeos corrompidos para assim poder recuperá-los e repará-los.

Recuperação Avançada de vídeos com os arquivos intactos

Arquivos de vídeo são diferentes de qualquer outro tipo de dados. Às vezes, você pode encontrar a corrupção do vídeo após sua visualização usando um software. Já o Recoverit verifica, reúne e combina os fragmentos de seus vídeos corrompidos, garantindo que a grande maioria destes arquivos sejam recuperados.

Mais de 1000 Tipos e Formatos de Arquivos Recuperáveis. Incluindo arquivos do Office, fotos, gráficos, imagens, vídeos, filmes, vlog, áudios, música, canções, e-mail, arquivo e outros.

Além da recuperação de arquivos e dados, o Recoverit é especialista em reparação de dispositivos em geral:

Recuperação de USB

É possível a recuperação de dados do Garmin USB Ant Stick, restaurar o sistema Windows com o USB, recuperar arquivos do drive USB RAW, além de recuperar arquivos até de um USB formatado.

Recuperação de Celular

Recuperação de dados apagados de dispositivos Samsung, acelerar o celular Android, recuperação de imagens excluídas do celular BlackBerry e recuperação de fotos apagadas do Windows Phone 7 e 8.

Recuperação de Cartão SD

Com as nossas vidas cada vez mais dependentes de dados salvos, é um verdadeiro pânico quando algum tipo de armazenador se danifica ou corrompe. É por isso que existem soluções para isso, mas nem todos entendem de tecnologia para resolver esses problemas. Pensando nisso, a Recoverit desenvolveu este recurso fácil e rápido para qualquer pessoa, mesmo que seja leiga em tecnologia, utilize.

Vamos aprender abaixo um passo a passo de como instalar e usar esse software.

Como Recuperar um Cartão de Memória Corrompido

Baixe e instale o Recoverit e siga esse guia para recuperar dados no sistema Windows. Se você usa Mac, baixe-o para Mac e siga as instruções.

Certifique-se que a instalação fora bem sucedida e abra o software:

Insira o cartão corrompido no computador e selecione-o:

Inicie a verificação apertando o botão para iniciar e verifique se o processo de recuperação de dados foi começado:

Pré-visualize e salve os arquivos. Ao final da verificação, é preciso analisar todos os dados que foram recuperados, mantendo apenas os desejados.

 

Veja mais detalhes de como recuperar dados de um cartão SD corrompido em um tutorial preparado pela própria equipe da Recoverit.

Não acaba por aí! Que tal algumas dicas para prevenir que problemas que causam tanta dor de cabeça ocorram? Veja essas rápidas dicas:

Remova seu cartão SD sempre de forma segura; Grave e salve seus arquivos em outros lugares; Nunca use cartões de baixa qualidade.

 

E aí, gostou das dicas? Já usou esse software? Deixe o seu comentário abaixo e conte para nós.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.