08/01/2021 às 19h10min - Atualizada em 08/01/2021 às 20h29min

Prefeitura de São Roque está pronta para iniciar a vacinação contra a covid-19

Assessoria de Imprensa Imagens: Evander Portilho

A redação do Jornal da Economia foi informada pela Prefeitura da Estância Turística de São Roque que a cidade está pronta para iniciar a vacinação contra a covid-19. No total, o munício conta com 60 mil kits montados para a vacinação. Eles estão compostos por seringas, agulhas, luvas, máscaras e EPIs recomendados pelo Ministério da Saúde.


De acordo com a prefeitura, agora segue no aguardo de informações do Governo do Estado sobre a quantidade e cronograma de entrega das doses da vacina contra o coronavírus.


“Estamos prontos para iniciar a vacinação dos grupos prioritários contra o coronavírus. Esta é uma demanda importantíssima e nosso governo não deixará sua população desamparada”, afirmou o Prefeito Guto Issa   
A previsão para a primeira etapa de vacinação em São Roque é imunizar 15 mil pessoas, sendo 12 mil idosos e 3 mil profissionais de saúde, indígenas e quilombolas.
A cidade terá 10 pontos de vacinação, com procedimentos realizados em domicílio, drive-thru e nas unidades de saúde.

 

Servidores são testados

Ainda de acordo com o comunicado, a prefeitura determinou que todos os servidores públicos sejam testados para covid-19. A medida faz parte da estratégia de combate à pandemia do coronavírus e visa preservar a saúde do funcionalismo e da própria população, que é atendida por estes profissionais.

“Estratégia e trabalho são prioritários no combate à covid-19. Por isso estamos testando nossos servidores públicos, que são responsáveis pelo atendimento à população, pela proteção e manutenção da nossa São Roque”, explicou o prefeito Guto.
A primeira fase da testagem começou nesta quinta-feira, dia 7, e segue até o dia 14 de janeiro, sendo destinada aos profissionais de saúde (público e privado) e segurança pública. A segunda fase será entre os dias 19 e 29 de janeiro e irá ampliar a testagem para os demais servidores públicos.

O teste utilizado é o sorológico, que considera o IgM/IgG, que são as imunoglobulinas dos anticorpos. A IgM positiva significa que a pessoa já teve o vírus e a IgG positiva significa que ela está contaminada. 

 

Testagem da população
A prefeitura também informou que futuramente irá expandir os exames rápidos para outros grupos com o objetivo de abranger toda a população.
 
Os próximos passos da ação de testagem estão sendo estudados e avaliados pela Diretoria de Saúde municipal e serão divulgados na sequência.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.