05/11/2014 às 08h38min - Atualizada em 05/11/2014 às 08h38min

Semana do Patrimônio em São Roque realiza Workshop com o Tema “Centros de Memória em São Roque”

Da Redação - Imagem: Divulgação
Da Redação - Imagem: Divulgação

A Semana de Conscientização e Preservação do Patrimônio Histórico, Natural e Cultural na Estância Turística de São Roque, que acontece entre os dias 3 e 8 de Novembro de 2014, com ações diversas, terá em sua programação um Workshop com o Tema Centros de Memória em São Roque. O evento ocorre nesta quarta-feira, dia 05, no Plenário da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque.

O evento terá a apresentação dos projetos dos Centros de Memória da Corporação Musical Liberdade, Biblioteca Pública Municipal Prof Arthur Riedel, Grupo Escolar e EE Dr. Bernardino de Campos e Arquivo da Câmara Municipal de São Roque.

Os participantes terão oportunidade de participar de palestras sobre Preservação de Acervos Documentais, com Iomar Barbosa Zaia, historiadora pela Universidade de São Paulo (FFLCHUSP); mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP); especialista em arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEBUSP- 2001), atuando na organização de diferentes acervos públicos e privados; e Marcelo Antonio Chaves, historiador pela UNICAMP, mestre e doutor em História Social do Trabalho na mesma Universidade, em Campinas. Especialista em Organização de Arquivos pela USP. Autor dos livros A trajetória do Departamento Estadual do Trabalho, LTr (2012) e Perus dos operários na construção de São Paulo, Paco Editorial (2013), atuando no Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O encontro será mediado por Sílvia Mello, bacharel em Jornalismo pela Cásper Líbero, especialista em Jornalismo Literário (ABJL); especialista em Gestão de Projetos Culturais (ECA-USP); pesquisadora da história da cidade de São Roque, atua na área de elaboração de projetos culturais e museológicos. Vice-presidente do Conpreha – SR.

O workshop é aberto à participação, com inscrições no local do encontro antes do seu início.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de Novembro – Local: Plenário da Câmara Municipal da ETSR

TEMA: Centros de Memória em São Roque

Mediação: Sílvia Mello – Bacharelado em Jornalismo pela Cásper Líbero, especialista em Jornalismo Literário (ABJL); especialista em Gestão de Projetos Culturais (ECA-USP); pesquisadora da história da cidade de São Roque, atua na área de elaboração de projetos culturais e museológicos. Vice-presidente do Conpreha – SR.

Manhã 9:00 h – Abertura

9:15 h - Apresentação do Projeto do Centro de Memória da Corporação Musical Liberdade 9:30 h - Apresentação do Projeto do Centro de Memória da Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel 9:45 h – Café

10:15h – Palestra com Iomar Barbosa Zaia

Bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (FFLCHUSP); mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP); especialista em arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEBUSP- 2001), atuando na organização de diferentes acervos públicos e privados. 11:15 h Visita Técnica ao Memorial da Câmara Municipal

12:00 h – Intervalo para almoço das 12:00 às 14:00 horas

Tarde

14:00 h – Abertura

14:15 h – Apresentação do Projeto do Centro da EMEF Dr. Bernardino de Campos

14:30 h – Apresentação do Projeto Arquivo da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque

14:45 h –Palestra com Marcelo Antonio Chaves

Graduado em História na UNICAMP, mestre e doutor em História Social do Trabalho na mesma Universidade, em Campinas. Especialista em Organização de Arquivos pela USP. Autor dos livros A trajetória do Departamento Estadual do Trabalho, LTr (2012) e Perus dos operários na construção de São Paulo, Paco Editorial (2013). Trabalha no Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

15:45 h – Café

16:15 h – Visita Técnica ao Arquivo da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque

17:00 h Encerramento

REALIZAÇÃO: CONPREHA

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.