06/01/2021 às 17h17min - Atualizada em 06/01/2021 às 17h17min

QS 2021: competitividade do ensino superior cresce em todo o mundo

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

A respeitada consultoria multinacional especializada em educação, Quacquarelli Symonds (QS), já divulgou seu ranking das melhores universidades do mundo em 2021.

Para prepará-lo, foram avaliadas e consideradas mais de 5.500 instituições de ensino, de 80 locais diferentes. O QS World University Rankings 2021 revela as 1.000 melhores universidades de todo o mundo, com 47 novas instituições ingressantes. Sem surpresa, existem alguns "nomes familiares" no topo do ranking.

Os fatores analisados pelo QS tendem a respeitar, sobretudo, um critério anglo-saxão de mensuração do resultado da educação superior. Por isso não é surpreendente que haja um predomínio de universidades norte-americanas – junto com algumas britânicas – que lideram a classificação a cada ano.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é eleito a melhor universidade do mundo, pelo nono ano consecutivo, e estabelece um novo recorde. As três principais instituições permanecem americanas: o MIT é seguido pela Stanford University (2ª colocada) e Harvard University (3ª).

A principal instituição britânica é a Universidade de Oxford, que cai de quarta para a quinta posição. Seu concorrente compatriota, a Universidade de Cambridge, permanece na 7º colocação. A melhor universidade da Europa Continental é a ETH Zurich, que mantém a 6ª posição, sem alterações.

As universidades asiáticas vêm subindo de posição à medida que o sistema educacional oriental melhora. São 26 universidades asiáticas entre as 100 melhores do mundo – o maior número de todos os tempos. A principal universidade da Ásia é a National University of Singapore (11ª). A Universidade Tsinghua, na China, atinge um novo recorde histórico e aparece em 15º lugar.

As universidades da Rússia e da Malásia continuam a crescer: a Lomonosov Moscow State University, que ocupa a 74ª posição, e a Universiti Malaya, em 59ª, atingem níveis recordes.

O Diretor de Pesquisa da QS, Ben Sowter, disse: "A hegemonia do ensino superior americano continua a diminuir em face da crescente competitividade em todo o mundo: uma competitividade impulsionada por financiamento estratégico, esforços de internacionalização e fortes vínculos entre educação e indústria."

Mas como as universidades latino-americanas se saíram perante as melhores do mundo em 2021?

Duas universidades da América Latina chegaram ao top 100 do mundo, segundo o QS 2021. A Universidad de Buenos Aires (UBA) se classificou em 66º lugar na lista, ganhando oito posições em relação ao ranking de 2020. A Universidad Nacional Autónoma de México, classificada em 100º lugar, se torna a primeira universidade mexicana a alcançar uma posição entre as 100 melhores do conceituado índice.

A Universidade de São Paulo aparece na 115ª posição, melhor classificada do Brasil. A USP é seguida pela Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), em 121º lugar; Tecnológico de Monterrey (México), em 155º, e Universidad de Chile, na 180ª colocação. Portanto, apenas seis instituições latino-americanas constam entre as 200 melhores do mundo, de acordo com a metodologia do QS para o ranking mundial.  

O "top 25" das melhores universidades em 2021 foi composto então pelas seguintes instituições:

1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – EUA

2. Stanford University – EUA

3. Harvard University – EUA

4. California Institute of Technology (Caltech) – EUA

5. University of Oxford – Reino Unido

6. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology – Suíça

7. University of Cambridge – Reino Unido 

8. Imperial College London – Reino Unido

9. Universidade de Chicago – EUA

10. UCL (University College London) – Reino Unido

11. National University of Singapore (NUS) – Cingapura

12. Princeton University – EUA

13. Nanyang Technological University (NTU) – Cingapura

14. Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) – Suíça

15. Tsinghua University – China

16. University of Pennsylvania – EUA

17. Yale University – EUA

18. Cornell University – EUA

19. Columbia University – EUA

20. The University of Edinburgh – Reino Unido

21. University of Michigan-Ann Arbor – EUA                    

22. The University of Hong Kong – Hong Kong

23. Peking University – China Continental                        

24. The University of Tokyo – Japão                    

25. Johns Hopkins University – EUA


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.