04/11/2014 às 10h37min - Atualizada em 04/11/2014 às 10h37min

Chuvas em São Roque devem continuar nos próximos dias

Da Redação: Rafael Barbosa - Imagem: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Imagem: reprodução / internet

A chuva que atingiu São Roque, mesmo que rapidamente, no final da tarde de segunda-feira, dia 03 de novembro, foi muito bem vinda na cidade. O longo período de estiagem que atingiu não apenas o município, mas também grande parte do país, ainda não trouxe riscos ao fornecimento de água de São Roque, porém já começava a preocupava a população e os setores governamentais.

Entretanto, as previsões de chuva são animadoras para São Roque. Segundo diversos portais especializados, como Clima Tempo, Jornal do Tempo e Accuweather, durante a semana o clima na cidade deve continuar chuvoso, com precipitações ocasionais principalmente nos períodos da tarde e da noite. De acordo com os sites, nesta terça e quarta-feira, o clima permanece nublado, com chuvas rápidas durante todo o dia. Já durante a quarta e quinta-feira, o sol continua a ser encoberto com nuvens, porém chove menos e apenas durante o final da tarde e a no período da noite. As precipitações de água somente voltam mais forte no sábado, quando as chuvas voltam a atingir a cidade durante todo o dia.

O clima deve continuar chuvoso durante todo o mês e em toda a região, com predomínio de nuvens, porém com poucas chuvas fortes. Notícia que é muito bem vinda em algumas cidades que enfrentam sérios problemas, como Itu, cuja situação já atingiu um estado crítico. Segundo o portal G1,desde fevereiro deste ano a cidade adotou o racionamento de água para enfrentar a forte estiagem e alguns moradores passam quase 20 dias sem água em suas casas. A cidade também deverá ter uma semana chuvosa, segundo previsão dos portais especializados

Os dados conferem com a notícia divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que em agosto deste ano já havia recebido uma sinalização positiva de técnicos dos institutos de meteorologia, afirmando que o início do período de chuvas neste ano seguiria a normalidade.

Os períodos de precipitação se iniciam mais fortemente em novembro, porém as expectativas são de que as cidades ainda fiquem em alerta quanto ao nível de água das suas estações de fornecimento. Isto porque, embora o período de chuva tenha começado dentro do previsto, não a indicativo de que teremos grandes pancadas de chuvas prolongadas e regulares, que são necessárias para se encher represas. “O que a gente está observando nessa primavera é muita oscilação e não temos persistência das chuvas. Não vamos ter isso, pelo menos, até o fim do ano”, afirmou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Neide Oliveira, em reportagem a revista Exame.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.