Temas para trabalhos escolares: Melhores dicas e recomendações

Existem temas de trabalhos escolares de todos os tipos, e preparamos este guia para você fazer trabalhos de qualidade de forma simples, fácil e bastante mais rápida do que está acostumado. Com essas dicas, vai ser bem mais fácil conseguir escolher um tema

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay
Foto sobre "Temas para trabalhos escolares: Melhores dicas e recomendações"

Escolher um tema para um projeto escolar pode ser a parte mais difícil de todo o trabalho. É normal passar horas sentindo-se totalmente confuso com tantas possibilidades ou, por outro lado, pela sensação de não ter ideias para trabalhar. Com algum planejamento e reflexão, porém, você pode chegar a um tema importante que se adapte ao que você precisa fazer e aos seus interesses pessoais.

Para começar, você deve compreender bem a tarefa a ser feita. Como acontece com qualquer trabalho que seu professor lhe designe, você precisa saber o que se espera de você em relação ao projeto antes de se sentar para decidir sobre um tema. Compreender o projeto é a chave para escolher um assunto que atenderá aos requisitos do professor e evitará que você fique frustrado enquanto trabalha.

Se o professor forneceu uma folha com instruções, leia tudo com uma caneta ou marcador de texto na mão e vá marcando os detalhes importantes relativos aos tipos de temas que você pode escolher, a duração da apresentação (se houver), os materiais e fontes necessárias, etc. Preste atenção na data de entrega também – é importante que você tenha seus trabalhos escolares prontos antes do prazo.

Começando do começo: pensando sobre o tema

Determine o que você espera aprender com seu projeto. Se você faz um trabalho só para tirar ele da sua frente ou só porque você precisa, é menos provável que goste de fazê-lo e menos provável que você consiga dar o seu melhor. Em vez disso, tente olhar para o projeto como uma oportunidade de aumentar suas habilidades e seus conhecimentos em um determinado assunto.

Pense nas áreas em que suas habilidades podem ser aprimoradas e se tem alguma coisa em específico que você precisa ou que gostaria de aprender. Que tal áreas onde você mostrou alguma falta de conhecimento antes? É muito comum evitar trabalhar em áreas que não consideramos as mais fortes, mas muitas vezes isso pode ser um erro, pois nos impede de nos desenvolver nosso conhecimento nelas e ampliar nossa gama de talentos.

Faça um brainstorming

Pegue um pedaço de papel e uma caneta ou lápis, ou simplesmente abra um documento em branco no seu computador. Defina um cronômetro para 5 minutos (não se preocupe se 5 minutos não for suficiente - você sempre pode postergar esse tempo) . Em seguida, inicie o cronômetro e anote todas as ideias que vierem à sua mente em relação à atribuição do projeto - palavras, frases, ideias, o que for.

Escreva tudo! Não existem ideias boas ou ruins no brainstorming. Cada ideia é um elemento essencial para encontrar o assunto certo para o seu projeto. Portanto, não julgue o que você está escrevendo ... apenas escreva!

Ao fazer o brainstorming, o que você quer é ter uma ampla variedade de ideias diferentes. Portanto, essa ainda não é a hora para ser muito focado ou específico. Lembre-se: escreva tudo o que vier à mente. Mesmo que pareça meio “nada a ver”, o importante é anotar. Você poderá se livrar ou repensar ideias mais tarde. No momento, a tarefa é apenas colocar as coisas no papel.

Limite suas escolhas e vá eliminando alguns temas

Elimine temas da sua lista. Se você realmente escreveu tudo que veio à sua mente durante a sessão de brainstorming, então provavelmente você tem uma lista bastante grande, e isso é bom! Agora examine e risque todos os itens que não atendam às instruções da tarefa; qualquer um que não permita que você aprenda o que você determinou que deseja aprender com este projeto; e qualquer um que não lhe pareça interessante.

Selecione então um único assunto de seu interesse. É importante que seja um assunto factível de ser trabalhado, que você consiga fazer a tarefa sem levar várias semanas para concluí-la. Leve isso em conta na hora de escolher o assunto do trabalho, você não quer perder o prazo nem ter que fazer tudo correndo para cumpri-lo.

Ao pensar sobre quais dos tópicos restantes mais lhe interessam, considere coisas que coincidem com suas habilidades e hobbies, sua carreira futura, áreas sociais ou políticas de interesse ou áreas acadêmicas promissoras. Se você tem que fazer um projeto de história da Ditadura Militar no Brasil, por exemplo, deve escolher exatamente qual assunto você irá abordar. É sua história? Implicações e desdobramentos? Artistas exilados? Tente ser focado e específico para não gastar mais tempo do que o necessário em seu trabalho.

Dicas práticas ao escolher um tema de trabalho escolar

  • Projetos feitos em parceria ou em grupo podem ser recompensadores, mas também desafiadores. Como o trabalho em grupo envolve mais de um conjunto de opiniões e ideias, o projeto se beneficiará de uma gama mais ampla de criatividade ao escolher um tema. Mas também é fácil entrar em conflito quando os membros não concordam sobre um tópico ou têm interesses muito distintos. Se você estiver tendo problemas para definir um tópico como um grupo, talvez precise gastar algum tempo extra para encontrar áreas de interesse que se sobrepõem.
  • Considere conversar com outras pessoas em sua classe sobre o tema do projeto. Isso pode ajudá-lo a gerar suas próprias ideias. Porém, tenha cuidado - você não quer usar uma ideia que seja muito semelhante ou pareça ter vindo de outra pessoa.
  • Lembre-se de que seu professor é um recurso importante para auxiliar na seleção do tema do projeto, e têm sido cada vez mais receptivos às novas tecnologias; você não deve hesitar em apresentar ideias de temas para ele ou ela quando esteja em dúvida sobre eles.
  • Você pode ter que fazer outro projeto no futuro para uma tarefa semelhante, portanto, mantenha sua lista original de temas – ela pode ser útil.
  • Esperar até o último minuto geralmente aumentará seu estresse e ansiedade em relação à escolha de um tema para seu projeto. Portanto, é aconselhável tentar começar a gerar ideias de tópicos logo após receber a tarefa. Dessa forma, se você não tiver certeza de qual tema escolher, pode sempre obter conselhos de seu professor, de amigos ou familiares. Boa sorte!

Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.