18/12/2020 às 15h45min - Atualizada em 18/12/2020 às 15h14min

Prefeitura de Mairinque fala sobre restrições de pessoas em velórios e sepultamentos

Medida foi adotada a pedido da própria administração do Cemitério das Luzes

- Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Mairinque veio a público falar sobre os motivos pelos quais adotou maiores restrições do que as previstas no Plano São Paulo, em especial, sobre a restrição da quantidade de pessoas, bem como o tempo de duração dos velórios.

Segundo a adminsitração mairinquense, essa medida foi adotada a pedido da própria administração do Cemitério das Luzes, a qual informou a Administração Municipal que são recorrentes os casos de aglomeração de pessoas nos velórios, na frente e dentro do cemitério.

De acordo com Edmundo de Souza Figueiredo, administrador do local, na maioria dos casos as pessoas não têm respeitado o distanciamento e, tão pouco, o uso de máscaras, que existe para evitar a transmissão do Coronavírus.

“Comuniquei a Vigilância Sanitária, pois temos sepultado diversos casos, tanto suspeitos, como confirmados – no município e fora, e as pessoas estão cada vez mais relaxadas e despreocupadas com a transmissão do vírus durante o velório. Nós, aqui no Cemitério, também estamos na linha de frente, não no combate, mas sim no amparo às vítimas e suas famílias, e também estamos suscetíveis a nos contaminar”, explicou o administrador.

Sendo assim, conforme o Decreto 6.741/2020, publicado na última sexta-feira (11), está limitada a presença de, no máximo, 10 pessoas por velório, com funcionamento de até duas horas. Além disso, continuam proibidas aglomerações de visitantes nas áreas internas e externas do Cemitério, cabendo à zeladoria e às empresas prestadoras de serviços funerários empregar medidas de controle sanitário e orientar a população a não manter contato físico entre os presentes e entre os presentes e o falecido.

"Em caso de descumprimento, inclusive, haverá o fechamento do caixão. Para as vítimas suspeitas ou confirmadas de Covid-19 continuam proibidos os velórios", informou a prefeitura.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.