16/12/2020 às 12h15min - Atualizada em 16/12/2020 às 14h47min

Governo Federal lança plano nacional de vacinação contra COVID-19

Planejamento foi apresentado na manhã desta quarta-feira

O Governo Federal realizou na manhã desta quarta-feira (16) o lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, que demonstrou quais ações devem ser tomadas pelo governo para a imunização da população brasileira contra o coronavírus. Durante o evento o presidente Jair Bolsonaro esteve acompanhado de Eduardo Pazuello (Mistério da Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Braga Netto (Casa Civil) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa).

Como era esperado, a prioridade será para trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas (hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, entre outras), professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. “Vivemos um momento histórico, marcado pelo lançamento do plano de operacionalização da vacinação. Ele será um plano guarda-chuva”, destacou o ministro Pazuello, que afirmou também que toda a população será vacinada de forma gratuita através do SUS.

Ainda sem dar uma data para o início do plano já havia sido apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada e já inclui a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com o laboratório chinês Sinovac, além de outros 11 imunizantes, entre eles Pfizer/BioNtech, Oxford/AstraZeneca e Sputnik V.

Ainda sem dar uma data para o início da vacinação o plano estabelece que a imunização começará cinco dias após aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde) e da entrega das doses de imunizante por seus respectivos laboratórios.

Confira abaixo como foi o lançamento da campanha


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.