11/12/2020 às 13h36min - Atualizada em 11/12/2020 às 14h53min

Governo libera comércios a operar por 12 horas em todo o Estado de São Paulo

Estabelecimentos poderão operar até as 22h, com exceção de bares

Da Redação: Rafael Barbosa

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (11) uma extensão no tempo de funcionamento dos comércios em todo o Estado de São Paulo, que passa de 10 para 12 horas. A informação foi dada numa coletiva realizada pelo governo estadual no início da tarde e que não contou com a participação do Governador João Dória.

Segundo Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a decisão sobre o ajuste foi tomada para se evitar aglomerações nesta época de fim de ano, que geralmente leva mais consumidores aos comércios para suas compras de Natal e Ano Novo.

A secretaria frisou que a mudança afeta apenas o tempo máximo que cada estabelecimento pode ficar aberto e não as demais normas de flexibilização da fase 3 (bandeira amarela). Sendo assim, os comércios poderão abrir por mais duas horas, porém terão que manter sua capacidade máxima de 40%, encerrar suas atividades até as 22 horas e continuar tomando todas as demais ações preventivas, como distanciamento social e oferecer álcool em gel aos clientes.

Além das mudanças de horários, outros pontos foram destacados durante a coletiva, em especial sobre o funcionamento de bares restaurantes e centros de conveniência.

Os bares continuam mantendo sua capacidade de 40% e devem atender apenas clientes sentados, em mesas de no máximo seis lugares, e com funcionamento até as 20 horas.

Já os restaurantes podem manter seu atendimento até as 22h, porém com venda de bebidas alcoólicas até as 20 horas, mantendo sua capacidade de 40%, com atendimento apenas de clientes sentados e em mesas de no máximo seis lugares.

No caso das lojas de conveniência, o funcionamento dos estabelecimentos também se estende até as 22h, porém com venda de bebidas alcoólicas até as 20 horas, mantendo sua capacidade de 40%, com atendimento.

De acordo com João Gabbardo, Coordenador Executivo do Centro de Contingencia do COVID-19, no caso das lojas de conveniência, a medida de restrição de horário para bebidas alcoólicas busca evitar que as pessoas deixem os bares e busquem as lojas para consumir estes produtos no local.

Apesar das novas determinações do Governo Estadual, cada cidade deve estabelecer os horários específicos de funcionamento de seus comércios por meio de decretos municipais, que estabelece também quando as medidas passam a vigorar em casa cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.