O infectologista Jamal Suleiman participou na última sexta-feira, 4 de dezembro, do evento online “Conexão Paciente, Família e Cuidador”, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Durante sua apresentação, o médico do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, explicou alguns aspectos da Covid-19 e fez questão de elencar alguns cuidados que pacientes em tratamento como, por exemplo, contra o câncer e também demais doenças crônicas precisam ter para assegurar sua proteção.
Segundo Suleiman, desde a descoberta do Novo Coronavírus em 2019, o conhecimento médico e científico foi sendo construído aos poucos. Muitas são as questões relacionadas à doença ainda, mas muito já foi descoberto também. Entre os pontos principais está o fato de que algumas pessoas possuírem uma vulnerabilidade maior ao vírus como, por exemplo, os obesos, inclusive os que realizaram cirurgia bariátrica, e pessoas de idade elevada.
“Não podemos esquecer que o jovem também pode ter essa doença que é multisistêmica e multifatorial. Ou seja, são vários fatores que vão contribuir para um desfecho pior ou melhor, independentemente da idade”, afirma.
Portadores de doenças cardiovasculares e pacientes imunodeprimidos como os que estão em tratamento contra o câncer também fazem parte da lista de vulneráveis e, por isso, é importante que sigam os seguintes procedimentos de proteção alertados pelo médico:
Se tiver sintomas da Covid-19, alerte imediatamente seu médico antes de ir à unidade onde esteja fazendo tratamento. Isso pode colocar em risco os demais pacientes. Mantenha-se calmo e aguarde orientações Mantenha sua doença sob controle. Use as medicações estritamente conforme recomendação médica; O uso de máscara não é uma atitude política e sim de compaixão com você e com o próximo. Use-a sempre e de forma correta, cobrindo nariz e boca; Mantenha-se firme nas ações de distanciamento social e de higienização das mãos. Evite frequentar restaurantes neste período porque você será obrigado a tirar a máscara para se alimentar e, dessa forma, acaba exposto no ambiente; Unidades de saúde que cuidam de pacientes com câncer estão estabelecendo protocolos bastante rígidos para realizar o atendimento. Respeite e siga corretamente para não colocar sua saúde e de outras pessoas em risco; Mantenha a sua doença cardiovascular sob controle, tomando os remédios que o seu médico receitou, sejam eles de uso contínuo ou específicos para um episódio específico. Atualize sua carteira de vacinas, enquanto a do Covid-19 não chega. Mais do que nunca é importante se proteger contra a contaminação de outras doenças.