07/12/2020 às 16h43min - Atualizada em 07/12/2020 às 16h43min

Escola de Relações Internacionais da FGV faz webinar sobre as relações contemporâneas entre Japão e China

O evento será no dia 10/12, às 20h, no canal da FGV no Youtube, com a palestra do Dr. Yasuhiro Matsuda, professor de Política Internacional da Universidade de Tóquio.

Assessoria de imprensa foto Pixabay

A Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV RI) e a Japan House São Paulo realizam, na próxima quinta-feira (10), às 20h, o quarto evento do Ciclo de Palestras sobre o Japão, com a palestra do Prof. Dr. Yasuhiro Matsuda, professor de Política Internacional da Universidade de Tóquio, com o tema "Japan-China Contemporary Relations". O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no YouTube, em inglês e não haverá tradução simultânea. Os interessados em participar devem se inscrever no link https://evento.fgv.br/ciclopalestrasjapao_10/.
 

As dinâmicas Japão-China são determinantes para as relações internacionais do Nordeste Asiático. Os vizinhos representam duas das três maiores economias do mundo e possuem relações históricas. Os últimos desdobramentos da política internacional, como a guerra comercial China-Estados Unidos, têm trazido novas perspectivas para as dinâmicas sino-japonesas. Afinal, a China é o maior parceiro comercial do Japão e os Estados Unidos são o seu principal aliado securitário. Nos últimos anos, observou-se estabilidade relativa no relacionamento bilateral entre Japão e China. Quais são os objetivos estratégicos do Japão referentes à China? Qual a origem da estabilidade relativa nas relações bilaterais? O que podemos esperar dessa relação nos próximos anos?
 

"A moderação fica por conta do vice-coordenador da Escola de RI da FGV Pedro Brites e da assistente Luana Margarete Geiger.
 

Sobre o palestrante:
 

Dr. Yasuhiro Matsuda - é professor Associado do Instituto de Estudos Avançados sobre Ásia da Universidade de Tóquio. Doutor em direito pela Universidade de Keio. Colaborou por 16 anos, com o Instituto Nacional de Estudos de Defesa (NIDS) e com a Agência de Defesa do Japão (mais tarde, Ministério da Defesa), como assistente de pesquisa e pesquisador sênior. Foi pesquisador visitante em diversas instituições, incluindo o Consulado-Geral do Japão em Hong Kong (1994-96), o Henry L. Stimson Center em Washington, DC (2000), a Divisão de Estudos Estratégicos e Internacionais do Instituto de Pesquisa de Taiwan em Taipei (2001) e o Centro de Estudos Japoneses da Universidade Fudan em Xangai (2007).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.