02/12/2020 às 18h00min - Atualizada em 02/12/2020 às 19h10min

Ministro da Saúde diz que Brasil já tem 300 milhões de doses da vacina da Covid-19 garantidas

Eduardo Pazuello falou sobre o assunto durante comissão realizada nesta quarta

- Foto: iStock
Fonte: CNN Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que, através dos acordos que já foram firmados, o Brasil tem garantidas 300 milhões de doses de vacinas do novo coronavírus. Pazuello detalhou a respeito dessa e de outras questões na Comissão Mista do Congresso, realizada nesta quarta-feira (02).

Pelas previsões do general, entre janeiro e fevereiro de 2021, chegarão as primeiras 15 milhões de doses da parceria entre a Universidade de Oxford, a farmacêutica AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até a conclusão do primeiro semestre, chegarão outras 85 milhões. Já no segundo semestre, de acordo com informações da CNN Brasil, a Fiocruz terá capacidade de produzir mais 160 milhões.

Somando, até o fim do próximo ano, por esse acordo, o Brasil terá 260 milhões de doses. Vale destacar que esse imunizante possui a proteção garantida com a aplicação dupla, ou seja, 130 milhões de pessoas poderiam ser vacinadas.

Ainda segundo a CNN, o restante virá do Covax Facility, que representa a aliança global pelo acesso equitativo às vacinas da Covid-19 da OMS. O Brasil já acordou 42 milhões de doses de qualquer um dos 9 imunizantes que estão recebendo o investimento desse consórcio.

Coronavac

O Instituto Butantan, centro de pesquisa ligado ao governo de São Paulo, já registra cerca de 120 mil doses da Coronavac, uma vacina potencialmente capaz de conter a pandemia da Covid-19.

As doses da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Butantan, foram importadas com a condição expressa estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que elas não sejam aplicadas até que haja o registro efetivo do imunizante.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.