24/11/2020 às 16h04min - Atualizada em 25/11/2020 às 10h55min

São Roque terá sua primeira feira virtual de artesanato em dezembro

Inauguração deve ocorrer dia 04 de dezembro

- Fotos: Divulgação

São Roque terá, a partir de dezembro, um espaço virtual onde os artesões possam comercializar seus produtos a clientes de todo o Brasil. A 1° Feira Virtual de Artesanato do Saboó e São Roque deve ser inaugurada no dia 04 de dezembro, sendo uma ação feita pela a Casa de Ofícios e Artesãos do Saboó. A feira estará disponivel dentro do site da entidade, que teve início em 2020 com o objetivo de fomentar e expandir o ramo artesanal e turístico da cidade.

Uma ideia que, segundo o presidente da associação, Hugo Rubino, começou a tomar forma com a 1° feira de artesanato do Saboó, realizada entre novembro e dezembro de 2019. “Foi um evento muito bacana que funcionou e nos incentivou a formalizar a associação e dar andamento a diversos projetos que tínhamos para amparar os artesãos de toda a região”, comentou.

Porém com a chegada da pandemia, o projeto foi paralisado até setembro deste ano, quando se viu a necessidade de oferecer aos artesãos da cidade um local onde pudessem disponibilizar seus produtos. Com o isolamento social, a alternativa encontrada pela associação foi antecipar um projeto futuro de elaborar um local on-line onde os associados pudessem vender suas peças de artesanato.

Como o projeto da 2° Feira  de Artesanato do Saboó prevista para este ano não poderia ser feita por conta do isolamento social, foi elaborado uma feira virtual onde seus associados pudessem ter seus materiais expostos em lojas próprias.

Os interessados em participar da feira, devem se associar a Casa de Ofícios, preenchendo um formulário que será analisado pela diretoria da associação. “Nossa preocupação é de que os associados seja artesões e produzam suas próprias peças, não que comprem produtos em outros locais para revender, então analisaremos todos os pedidos de cadastro”, comentou Hugo.

Caso aprovado o artesão terá sua loja virtual na feira e apenas precisará abrir uma conta no Paypal, para que possa receber a verba proveniente das vendas, sendo que segundo a associação, a entidade não receberá qualquer porcentagem sobre os produtos comercializados na feira. “Se estamos fomentando o trabalho de alguém, não cabe cobrar percentual sobre o trabalho e venda do produto do profissional”, informou o presidente da associação, que assim como os outros membros da diretoria, atua de forma voluntária e sem remuneração.  

A feira estará disponível durante todo o mês de dezembro, sendo que a partir de janeiro o associado continuará com sua loja virtual dentro do portal da Casa de ofícios, comercializando seus produtos normalmente. Segundo Hugo a feira, já conta com 20 artesãos previamente inscritos em seu lançamento, porém a intenção é que mais artesãos possam ingressar no projeto e manter suas lojas on-line vendendo os seus produtos com o amparo da associação.

Os associados pagarão uma taxa mensal de R$50 reais porém este valor não está destinado apenas a loja virtual e sim a uma série de benefícios que devem estar disponíveis até o ano que vem, como participar de cursos gratuitos, ter cartão fidelidade que garanta descontos na compra de materiais para produzir seus artesanatos, além do amparo aos artesãos.

Ajuda que começa para os que queriam participar da associação, participar da feira e ter sua loja, mas que não possam pagar a mensalidade. Segundo Hugo, estas pessoas devem se inscrever na Casa de Ofício e, se realmente não conseguir contribuir, deve entrar em contato com a diretoria através do (11) 9.8854.1619 (WhatsApp) para falar sobre sua história para que possam pelitear a isenção temporária da mensalidade, até que possa contribuir. 

“Nossa intenção é de amparar os artesãos, então a pessoa que não puder arcar com a mensalidade, deve entrar em contato conosco para que possamos conhecer sua história e não só isentá-lo temporariamente da mensalidade, mas também ajudá-lo a se reerguer através do seu trabalho, que é o objetivo da associação”, completou Hugo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.