21/11/2020 às 22h08min - Atualizada em 21/11/2020 às 22h08min

Casa inteligente: As novas tecnologias para o lar

Foto: Pixabay

Grande parte da tecnologia futurística que vemos nos filmes de ficção científica é tão incrível que é difícil imaginar que algum dia possa existir em nossas casas. Na realidade, pode já existir. A tecnologia moderna avançou a ponto de agora podermos controlar nossas TVs, luzes e até mesmo nossos termostatos de nosso smartphone. Essa é apenas a ponta do iceberg.

 

 

Aqui estão algumas futuras tecnologias para uma casa inteligente que todos devem conhecer.

 

Robôs automáticos

 

Ainda estamos muito longe de um robô semelhante a um humanoide com recursos completos que pode operar livremente. Dito isso, os robôs automatizados já existem e estão sendo usados em muitas casas hoje. Dispositivos como o iRobot e Neato são projetados para viajar de forma autônoma pela sua casa e limpar o chão. De qualquer maneira, isso é o máximo que vimos para robôs baseados no consumidor.

 

Não se preocupe, no entanto. Um protótipo de robô revelado por cientistas na Alemanha faz muito mais do que limpar o chão. O dispositivo de um braço e três dedos pode pegar itens, organizar, operar várias máquinas e até mesmo servir bebidas aos hóspedes. Um sistema de sensor integrado evita que o robô aperte o braço de um humano. Além disso, ele pode ser controlado por meio de uma tela sensível ao toque embutida, embora também responda a comandos de voz. Ele até responderá a gestos pré-programados.

 

Claro, este é apenas um robô que está em produção. Não demorará muito para que vejamos mais ajudantes automatizados se mudando para nossas casas. Lembrando também os perigos que uma “máquina” desta pode representar caso seja hackeada, por exemplo.

 

Uma VPN pode proteger a segurança digital e real da casa inteligente

Quando um ladrão entra numa casa dita inteligente o alarme já aciona automaticamente e através da internet a delegacia de polícia mais próxima. Mas se o ladrão, mais conhecido como hacker, entra na rede virtual da casa?

 

Apenas uma VPN, que cria uma rede privada virtual no sistema da casa, pode proteger.

 

Uma rede privada virtual, mais conhecida como VPN, cria uma camada de proteção na sua internet, codificando todos os dados que entram e saem da sua rede e tornando impossível ao hacker acessar sua rede virtual.

 

Este aplicativo, instalado no roteador da sua casa, protege automaticamente todos os dispositivos, incluindo um possível robô de ser controlado por terceiros e tornar-se um perigo real e físico para você e sua família.

 

Aparelhos inteligentes

 

À medida que nossos dispositivos, como telefones, relógios e até joias se tornam cada vez mais inteligentes, todos começaremos a perceber os benefícios de possuir eletrodomésticos inteligentes. Imagine uma geladeira que pode ter um bom copo de água esperando por você quando chegar à cozinha - encomendada diretamente do seu telefone celular.

 

 

 

Controles de iluminação

 

Ligar uma lâmpada ou luz de teto em um interruptor de parede é antiquado agora. Desde que você tenha a configuração certa em sua casa, as luzes agora podem ser controladas a partir de dispositivos móveis, painéis touchscreen ou um sistema automatizado.

 

O NEST, um termostato inteligente, pode até ser programado para acender as luzes da sua casa e resfriar o ar interno assim que você voltar das férias. Imagine ser capaz de programar seu sistema para que ele acenda as luzes em vários momentos do dia ou da noite.

 

Os controles avançados de iluminação estão se tornando mais comuns, embora muitos esperem que a tecnologia em breve seja um recurso padrão em novas residências.

 

Banheiros inteligentes

 

Existem banheiros no Japão que realizam um exame de urina depois que as pessoas fazem suas necessidades e, em seguida, informam se têm diabetes ou não - ou estão sob risco de contrair isso. Parece que esse é um dos principais usos para banheiros mais inteligentes; nos manter saudáveis, o que faz muito sentido.

 

Você pode aprender muito analisando fezes e urina. Em breve, os banheiros poderão informar às mulheres que estão grávidas por meio da análise da urina, ou que alguém tem câncer de cólon graças às fezes.

 

Claro, outros recursos inteligentes, como desodorizadores automatizados e sistemas de descarga, ou assentos aquecidos também são muito úteis. Principalmente esse último, porque ninguém gosta de se sentar em um vaso sanitário muito frio.

 

É ir além do limite, mas o assento do vaso sanitário Numi da Kohler é um dos banheiros mais avançados e inteligentes do mercado. Inclui um aquecedor de pés integrado, assento aquecido, desodorizador, secador de ar, bidê, tampa e assento ativados por movimento e, claro, um painel touch screen iluminado com suporte para reprodução de música MP3.

 

A tecnologia pode, sim, tornar a sua casa mais inteligente


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.