14/11/2020 às 16h30min - Atualizada em 14/11/2020 às 01h21min

Confira as regras para a Eleição Municipal com a Pandemia do Coronavírus

Pandemia trouxe mudanças para a hora do voto

- Foto: TSE
Da Redação: Rafael Barbosa

O primeiro turno das eleições acontece neste domingo, no dia 15 de novembro, porém devido a pandemia do coronavírus diversas mudanças foram implementadas para garantir que as pessoas possam votar da forma mais organizada e segura possível.

A primeira medida é que mesmo os eleitores das cidades que não realizaram a biometria obrigatória em 2019 poderão votar normalmente (veja matéria nesta edição), porém o dia da votação também trará mudanças.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19 e assim, os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h, com as primeiras horas sendo preferenciais para os eleitores idosos. “Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos”, informou o TSE. A medida não proíbe que pessoas mais novas possam votar nestas primeiras três horas, apenas que será dada prioridade para os idosos nas filas.

O voto ainda é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos, sendo facultativo apenas para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. O eleitor que deve comparecer a sua sessão eleitoral levando consigo um documento oficial com foto, sendo validos os seguintes documentos: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Também é indicado que o eleitor leve consigo título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar seu voto. A justificativa será por georreferenciamento e feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título (disponível para dispositivos IOS e Android), evitando comparecer presencialmente a um local de votação por conta da pandemia. Quem não tiver acesso a smartphone, poderá realizar sua justificativa em qualquer local de votação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.