12/11/2020 às 21h13min - Atualizada em 12/11/2020 às 22h13min

Como iniciar um site do zero

Imagem :Pixabay

A presença digital não é um mero detalhe para o seu negócio. Pelo contrário, ela é o alicerce para manter o seu empreendimento relevante entre os seus clientes. Construir uma presença digital envolve vários fatores, entre eles estão ter um site e comprar hospedagem de sites.

 

Ter um site nos dias de hoje não é difícil, pois as plataformas de construção de sites hoje em dia estão cada vez mais intuitivas. Portanto, quem quer construir um site para o seu negócio não necessita saber tudo sobre programação.

 

O Wix e o Webnode são exemplos de plataformas que com apenas alguns cliques permitem você ter um site para chamar de seu. Tudo isso em poucos minutos.

 

Há também plataformas com mais recursos, capazes de conferir mais profissionalismo e credibilidade para o seu site ou blog. WordPress e a Joomla! são dois exemplos. Mas afinal, como iniciar um site a partir da estaca zero?

 

Para você ficar por dentro desse assunto tão importante para o seu negócio, confira os seguintes tópicos que abordaremos nesse post.

 

Saiba como criar um site

 

Quando se trata de iniciar um site do zero, há várias ferramentas que estão disponíveis na web. Algumas são gratuitas e possuem recursos básicos. Elas ajudam no caso dos pequenos empreendimentos e projetos menores.

 

Já outras ferramentas são pagas. O investimento é maior, mas valem a pena para garantir um site ou blog com excelente performance.

 

Lembre-se que proporcionar aos usuários uma experiência agradável de navegação é um degrau a mais que você sobe para o seu negócio ser bem sucedido. Por isso, para criar o seu site, siga esses passos abaixo.

 

 

Entenda qual é o tipo do seu projeto online

 

Para que o seu projeto na internet seja bem sucedido, é fundamental ter uma noção das características dele, pois apenas dessa forma você irá criar um site adequado, de acordo com o perfil do público e com os objetivos que você pretende atingir.

 

Com isso, você terá um conhecimento prévio a respeito de que tipo de site deverá criar. De uma forma geral, as alternativas consistem em:

 

Loja virtual: O e-commerce se tornou um grande aliado dos comerciantes no período de pandemia, visto que traz várias facilidades para os clientes. A compra online é hoje em dia bastante prática e segura.

 

Blog: É ideal para o seu negócio gerar conteúdo, obtendo com isso uma boa presença online e engajamento diante dos clientes.

 

Um exemplo disso pode ser uma pet shop. Por meio de um blog o empreendedor poderá efetuar postagens destacando a importância do cuidado com os animais, dicas de higiene e outros temas igualmente pertinentes.

 

Site institucional: É o tipo de site adequado para quem gerencia algum pequeno negócio. Esse site traz as informações básicas que o público precisa saber acerca do empreendimento, como produtos e serviços, por exemplo.

 

Portfólios: Se você atua - ou quem sabe tem a intenção de atuar - como um freelancer deve possuir um portfólio, de preferência online. É aí que um site concebido para divulgar os seus trabalhos se torna a opção ideal.

 

Esse site, dotado de recursos que divulgam os seus trabalhos, será o cartão de visitas para conquistar possíveis clientes. Esse tipo de projeto pode ser o seu currículo online e a vitrine para novos recrutadores.

 

Efetue o registro de domínio

 

Depois de avaliar bem e concluir qual é o tipo de site que você vai criar, chega a hora de escolher e registrar o domínio.

 

Acredite, a diferença entre um site ou blog que tem um domínio e aquele não tem é enorme. Com um domínio devidamente registrado você personaliza o seu negócio, mostra que aquela marca é sua e mostra profissionalismo.

 

Ou seja, você traz mais credibilidade para o seu empreendimento. Enquanto isso, um site sem domínio é apenas mais um entre tantos na internet.

 

Escolher o domínio adequado é importante, pois ele vai acompanhar por muito tempo o seu site, afinal, ele é o endereço do seu negócio na internet.

 

Para não errar na escolha, verifique quais erros as pessoas cometeriam na hora de pesquisar pelo seu domínio e quais outras opções semelhantes existem. Com isso você garante que todo o tráfego seja mesmo para você e não para outro site.

 

Além disso, evite hífen e números. Eles podem confundir o público. Quanto a extensão, você pode optar por aquelas que possuem relação com o seu empreendimento. Uma loja virtual, por exemplo, pode levar o “.shop”.

 

O site de uma instituição de ensino pode contar com a extensão “.edu”. Porém, nada impede que você opte pela tradicional “.com”, que o público já está habituado a ela.

 

 

Escolha o serviço de hospedagem de sites ideal

 

Se o domínio é o seu endereço na web, a hospedagem de site é, digamos assim, o condomínio onde o seu site vai morar.

 

Além disso, é graças a um bom serviço de hospedagem que o seu site vai adquirir recursos que serão decisivos até mesmo para facilitar o ranqueamento nas páginas de resultado do Google.

 

Pois é, velocidade de carregamento, certificados de segurança, enfim, tudo aquilo que proporciona uma boa experiência ao usuário, pode ser obtido ao comprar hospedagem de sites de qualidade.

 

O tipo de hospedagem vai depender basicamente dos objetivos do seu projeto e do tipo do seu site.

 

Nesse caso, há a hospedagem compartilhada. Por meio dela você divide o mesmo servidor com outros sites. Normalmente é o tipo de hospedagem mais adequado para sites institucionais e blogs.

 

Há também hospedagens mais robustas, como a hospedagem Cloud, que conta com um servidor na nuvem, trazendo mais vantagens que a compartilhada, por exemplo.

 

A hospedagem Cloud é indicada para quem gerencia projetos que exigem tráfego elevado, como lojas virtuais e sites de notícias. Além disso, na hora de escolher a hospedagem é importante levar em conta alguns requisitos fundamentais:

 

Uptime - Consiste no tempo em que o seu site permanece online. Quanto maior o uptime, melhor para o seu negócio. Imagine, por exemplo, se em plena Black Friday a sua loja online fica inacessível.

 

Por essa razão, na hora de comprar hospedagem, fique atento para a porcentagem de Uptime. Menos que 99,9% pode ser uma cilada.

 

Suporte técnico - É fundamental que a empresa de hospedagem disponibilize um bom suporte técnico, a qualquer instante.

 

Você sabe que quando se trata de projetos na internet é necessário estar preparado a todo momento. Por essa razão, um serviço técnico de qualidade é parte essencial dos serviços de web hosting.

 

Escolha a sua plataforma - Após definir o tipo de site, registrar domínio e comprar hospedagem, é importante escolher a plataforma de criação de site.

 

É por meio da plataforma que você mesmo vai gerenciar o conteúdo, efetuar postagens, personalizar layout, enfim, tudo aquilo que é essencial para possibilitar a sua presença digital.

 

Hoje em dia existem várias plataformas de gerenciamento. A maioria delas é intuitiva e facilitam ao máximo o trabalho de customização e gerenciamento, como, por exemplo, a já mencionado Joomla! e o Drupal.

 

No entanto, a mais conhecida e utilizada é o WordPress. Graças aos plugins e a ampla variedade de templates, essa plataforma disponibiliza várias funcionalidades que se encaixam em qualquer tipo de projeto.

 

Quer criar uma loja online? O WordPress tem os plugins certos para isso. Se o seu projeto for montar um portfólio freelancer? O WordPress está lá para ajudar.

 

Veja como um site pode ajudar no seu negócio

 

Os benefícios que um site traz para o seu empreendimento são vários. Alguns dos mais evidentes são:

 

Presença digital

 

Sem presença online o seu negócio não existe. Simples assim! Numa época em que os consumidores utilizam a internet para encontrar produtos e serviços, ter um site é a solução.

 

Facilita estratégias

 

Ter um site enriquece as estratégias de Marketing Digital. Você pode usar o seu site em conjunto com o seu blog, redes sociais e canais de vídeo.

 

Em tempos em que se fala muito na abordagem omnichannel, poder contar com um site nas estratégias é muito importante.

 

Fácil gerenciamento

 

Não é complicado administrar o próprio site ou blog. Atualmente os recursos estão cada vez mais intuitivos. Sendo assim, esqueça aquela ideia de que efetuar postagens, personalizar layout, é tarefa apenas para quem sabe tudo sobre linguagens de programação.

 

Um site é a base para a presença digital de qualquer negócio

 

O site é a vitrine do seu negócio na era online. É ali que você vai mostrar os seus produtos, serviços, mostrar o “quem somos” e a sua missão e valores.

 

Por tudo isso, ter um site, comprar hospedagem e registrar domínio são requisitos básicos para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno porte, obter o êxito que você espera. Lembre-se que sem um site o seu empreendimento não é visto.

 

Ainda mais se levarmos em conta os acontecimentos deste ano de 2020, é mais que certo que a solução para a maioria dos negócios está na transformação digital. E um site é só o começo dessa grande evolução.

 

 

 

 


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