05/11/2020 às 22h21min - Atualizada em 05/11/2020 às 22h21min

Dores nos joelhos: as causas, sintomas e principais lesões

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, sendo constituído de ligamentos, cartilagens e ossos, como o fêmur e patela. Por conta de sua participação em movimentos e sobrecarga diária de esforços, os joelhos podem ser mais expostos a dores e incômodos.

Independente da rotina cotidiana, é fundamental investigar a dor no joelho e buscar ajuda profissional, pois a prevenção e tratamento adequados melhoram significativamente a sua qualidade de vida.

O dr. Diogo Fagundes, ortopedista e traumatologista, especialista no tratamento dos joelhos, comenta neste artigo sobre as dores nos joelhos, as causas e sintomas mais comuns e as principais lesões.

 

Dores nos joelhos: as causas e sintomas frequentes

As dores nos joelhos podem ter inúmeras causas, sendo as mais comuns a prática esportiva e atividades laborais.

No caso dos atletas profissionais, as articulações sofrem sobrecarga intensa e contínua, demandando de cuidados especiais para garantir a saúde do atleta e o desempenho com alta performance nos treinos e competições.

Porém, também existem as pessoas que se exercitam sem acompanhamento e orientação de profissionais e que também podem sofrer lesões.

Algumas atividades, principalmente as de alto impacto como corrida e pular corda, podem causar lesões severas na articulação do joelho e comprometer a saúde como um todo.

Já as atividades laborais estão diretamente relacionadas ao trabalho, como profissões em que o trabalhador pega peso constantemente ou permanece de pé ou sentado por muito tempo.

Em todos os casos, as dores nos joelhos podem iniciar abruptamente e evoluir para patologias crônicas e com tratamentos invasivos. Além da dor, outros sintomas estão relacionados a lesões e incômodos nos joelhos:

Sensação de atrito entre os ossos (como se tivesse areia no joelho); Dificuldade de movimento, com a sensação de articulação ´´travada``; Edema (inchaço)

 

As lesões mais comuns nos joelhos

Traumas e lesões podem ser agudas e de tratamento simples, com remédios para dor e inflamação, ou crônicas que demandam tratamento de médio a longo prazo, adicionando fisioterapia e, nos casos mais graves, pode ser necessário cirurgia. As lesões mais comuns que acometem os joelhos são:

Entorses- Traumas que lesionam o ligamento, com movimentos repentinos rotacionais com surgimento de edema;   Lesões de Menisco- O menisco é uma cartilagem fibrosa e tem a função de estabilizar os joelhos e amortecer impactos. Lesões de menisco são muito comuns nas entorses ou compressão dos joelhos; Artrose- A osteoartrose é uma doença degenerativa que causa um desgaste na cartilagem do joelho e uma das maiores causas de afastamento do trabalho no Brasil; Tendinopatias- Atividades repetitivas e com sobrecarga podem causar tendinites ao redor da patela e na parte de dentro do joelho, chamada tendinite da pata de ganso

Dores que duram mais de 3 dias e comprometem a as atividades normais devem ser avaliadas por um ortopedista que poderá indicar o tratamento adequado.

O médico ortopedista e traumatologista Diogo Fagundes tem formação pelo Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, é membro da SBOT- Sociedade Brasileira em Ortopedia e Traumatologia, com fellowship em cirurgia do joelho pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, com passagem pelo Clube de Regatas do Flamengo.

Doutor Diogo Fagundes atende todos os casos relacionados ao sistema musculoesquelético e atualmente com o advento da pandemia por COVID-19, além do consultório próprio, se dedica às teleconsultas, diminuindo distâncias e facilitando a comunicação entre médico e paciente.

Agende sua consulta, seja presencial ou por telemedicina, e invista em mais saúde e qualidade de vida.

 

Via WhatsApp: 22 99224-6442

Siga-me no Instagram

Leia Também: Dores nos joelhos: as causas, sintomas e principais lesões

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.