27/10/2020 às 13h58min - Atualizada em 27/10/2020 às 13h59min

Como Criar uma Assinatura Digital para PDF no Windows/Mac?

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

A assinatura digital de documentos é algo que vem ganhando espaço, devido à praticidade e segurança difíceis de superar. Assim como uma assinatura manual, convencional, a assinatura digital é uma marca pessoal intransferível.

Porém, essa opção mais atual traz consigo algumas vantagens interessantes, que justificam seu uso para incrementar a segurança no dia a dia. Neste artigo, explicamos quais são essas vantagens, quais são os tipos de assinatura digital e como assinar PDF digitalmente.

 

As assinaturas digitais

Uma assinatura digital pode ser do tipo carimbo ou com certificado digital.

A assinatura eletrônica, tipo carimbo, é uma marca ou assinatura que pode ser adicionada eletronicamente a documentos, como os “vistos” clássicos de documentos e contratos em papel, mas no computador.

Já a assinatura com certificado digital é muito mais complicada de fraudar do que a manual ou a eletrônica do tipo carimbo.

O certificado digital é uma espécie de assinatura pessoal, que traz consigo informações únicas de cada assinante, que são criptografadas. Elas podem ser verificadas com mais simplicidade do que buscar uma firma reconhecida num cartório específico ou comparar documentos um a um, por exemplo.

A assinatura com certificado digital depende de duas chaves: a pública e a pessoal. A chave pessoal é utilizada pelo portador, para assinar e emitir documentos. Já a chave pública pode ser distribuída aos destinatários dos documentos, para que eles possam abri-lo.

Além dessas vantagens, outra boa notícia a respeito das assinaturas digitais é que elas podem ser criadas num único programa. Como fazer isso será explicado a seguir.

 

Assinatura digital PDF

Os certificados ou assinaturas digitais podem ser utilizados tanto em documentos PDF quanto em Word.

Se por um lado a assinatura no Word pode ser conduzida inteiramente no mesmo programa, para colocar assinatura em PDF é preciso contar com um leitor de PDF com a ferramenta apropriada para desempenhar essa tarefa.

 

Conheça PDFelement

Para usuários de Windows e Mac, PDFelement é a opção de editor de PDF com o melhor custo-benefício do mercado. Esse programa foi desenvolvido pela Wondershare e pode ser baixado gratuitamente no site da empresa.

PDFelement também está disponível em versão portátil, compatível com celulares Android e iOS. Esse editor de PDF traz diversas funções de reconhecimento ótico de texto, paginação, diagramação, leitura e anotação de arquivos.

Com sua interface simples de manipular, é possível cumprir muitas tarefas – dentre as quais, fazer uma assinatura digital PDF.

 

 

 

Assinar PDF com PDFelement

PDFelement pode servir como programa para assinar digitalmente PDF. Em primeiro lugar, vamos entender como fazer isso num computador Windows. O processo a seguir destina-se a criar uma assinatura eletrônica sem certificação.

Baixe PDFelement e instale em sua máquina No menu inicial do PDFelement, abra o documento no qual deseja fazer a assinatura em PDF Antes de assinar, importe sua assinatura para PDFelement: vá ao menu “Comentar”, localize o ícone do carimbo e selecione a opção “Criar” Selecione a imagem que servirá de assinatura digital (pode ser a sua assinatura manual escaneada, por exemplo) e clique em OK Navegue no documento até o ponto que deseja posicionar sua assinatura Clique no ícone de adicionar carimbo e selecione a assinatura customizada, arrastando-a e soltando-a conforme seja necessário

Para a assinatura sem certificação num computador Mac, siga os passos:

Baixe PDFelement e instale em sua máquina No menu inicial do PDFelement, abra o documento no qual deseja fazer a assinatura em PDF Clique na aba “Markup” e selecione o ícone da caneta (“Assinatura”) Na janela que se abre, escolha o estilo da assinatura. Em seguida, escreva-a no campo de criação. Se preferir, escaneie sua assinatura manual e insira-a no arquivo como se insere uma imagem.

Agora, se o seu desejo é assinar um documento com certificação digital, siga o procedimento abaixo:

Para assinar com o certificado digital, selecione o menu “Proteger” e clique em “Assinar documento” Selecione a área em que a assinatura será posicionada Uma janela se abrirá, na qual você pode criar sua própria identificação digital. Digite a informação necessária e crie uma senha para a assinatura e salve-a Depois de criar a senha, escolha novamente a área desejada para assinar. Ela será acrescentada ao seu documento, certificando-o.

É importante mencionar que, ao assinar documento PDF gerando uma certificação dessas, o usuário deve compartilhar a chave pública de acesso somente com partes em que confia plenamente. Do contrário, pode levar ao acesso indevido de conteúdo por partes mal-intencionadas.

 

Conclusão

Cada vez mais, a cidadania está sendo empurrada para o mundo digital. A realização de processos e o intercâmbio de dados e documentos estão sendo feitos virtualmente e a assinatura digital PDF será uma ferramenta cada vez mais presente nesse contexto.

Por isso, o guia passo a passo para inserir assinaturas e certificados eletrônicos em arquivos com PDFelement é um material para sua futura referência. Não deixe de comentar com dúvidas ou sugestões esse artigo, inclusive informando se ele lhe foi útil.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.