27/10/2020 às 10h26min - Atualizada em 27/10/2020 às 10h26min

Setor de segurança patrimonial registra aumento no contingente feminino

No Grupo Paktualseg 90% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres

Luciana Reis, sócia-proprietária da Paktualseg e equipe feminina na sala de Monitoramento Remoto

Ao longo dos anos, as mulheres têm ingressado fortemente no mercado de trabalho e ganhado cada vez mais espaço em vagas antes só ocupadas por homens. Exemplo disso é o setor de segurança patrimonial, que vem crescendo a passos largos no Brasil e, com ele, uma maior presença do público feminino na área. Especializado em segurança e facilities, o Grupo Paktualseg, localizado em Sorocaba/SP, faz parte dessa estatística: cerca de 80% de seu quadro interno é composto por mulheres.

E elas não ocupam, apenas, cargos de vigilantes. Dados do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (Sesvesp) mostram que cerca de 30% das empresas são comandadas por mulheres. “Hoje, os cargos de liderança em nossa empresa são ocupados 90% por mulheres, com faixa etária entre 26 e 33 anos. Para nós, elas desempenham um papal essencial”, conta Luciana Reis, sócia-proprietária da Paktualseg.

A crescente demanda pelo perfil feminino, segundo pontua Luciana, se deve a alguns fatores inerentes delas, como firmeza, gentileza e inteligência emocional. “São aspectos fundamentais e que fazem toda a diferença. Ao contrário do que muitos pensam, as mulheres possuem inteligência emocional para lidar com o público e em diferentes situações, principalmente aquelas que oferecem riscos. Por isso, damos preferência para elas, principalmente na área de controle de portaria remota, função que exige atenção redobrada aos detalhes”, diz.

Equipe feminina Paktualseg

Embora quanto mais conhecimento na área, mais efetiva seja a atuação, as empresas buscam outras competências: fidelidade e capacidade para desempenhar múltiplas atividades, além de uma abordagem mais suave e humanizada. “Muitas vezes, a aparência delicada não a impende de impor sua autoridade. E elas são insubstituíveis na hora de evitar possíveis situações de risco que possam gerar perigo ao local e às pessoas”, afirma Luciana.

Diante de tantas mudanças de cenários e comportamentos, o feedback, segundo Luciana, é positivo: “Os clientes preferem quando o atendimento é feminino. Para nós, é ótimo, pois investimos constantemente na empresa, em treinamentos e capacitações, e na integridade física de nossos colaboradores. Com as mulheres no comando aqui, na Paktualseg, transformamos a segurança em um item de prevenção e mantemos um escopo de trabalho diferente de outras empresas do ramo”, finaliza a sócia-proprietária.

Sala de Monitoramento Remoto da Paktualseg


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.