26/10/2020 às 15h48min - Atualizada em 26/10/2020 às 15h49min

Oxford anuncia que vacina induziu 'fortes respostas imunes' em voluntários idosos

Laboratório parceiro da universidade disse que resultado é 'encorajador'

- Foto: Divulgação / Reuters
Fonte: Portal G1

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca divulgaram, nesta segunda-feira (26), que a vacina que estão desenvolvendo contra a Covid-19 induziu "uma forte resposta imune" em idosos em meio a testes de fase 2 feitos no Reino Unido. Os resultados preliminares dos testes serão publicados "nas próximas semanas" em revista científica, de acordo com a universidade.

O imunizante de Oxford é um dos quatro que passam por testes de fase 3 no Brasil – a última etapa antes que possa ser autorizada para uso geral.

No Reino Unido, ele foi testado em voluntários com idades de 56 a 69 anos e em um segundo grupo, com idosos com 70 anos ou mais. Os resultados preliminares dos testes foram debatidos pelo pesquisador Andrew Pollard, um dos coordenadores do estudo na Oxford, através de uma conferência.

Em julho, a universidade já havia apresentado resultados em pessoas mais novas, com idades de 18 a 55 anos.

A fase 2 dos testes de uma vacina confere a segurança e a capacidade dela de produzir uma resposta do sistema de defesa. Normalmente, ela é feita com centenas de voluntários. Já a fase 1 é realizada em dezenas de pessoas, e a 3, em milhares.

De acordo com informações do Portal G1, a AstraZeneca disse que o resultado é "encorajador".

"É encorajador ver que as respostas de imunogenicidade foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens e que a reatogenicidade [geração de efeitos adversos] foi menor em adultos mais velhos, nos quais a gravidade da Covid-19 é maior", afirmou um porta-voz do laboratório.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.