19/10/2020 às 11h24min - Atualizada em 19/10/2020 às 11h24min

Grupo em rede social o incentiva ações criativas de apoio a educação em Ibiúna

Ação despertou a atenção de pais e filhos na cidade

- Fotos: Divulgação

Em Ibiúna (SP), o grupo de mobilizadores de educação, que atua por meio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), apostou na criatividade e interação para levar conteúdo educacional e lúdico às famílias dos alunos da rede pública de ensino em meio à pandemia de Covid-19. O programa é uma iniciativa do Instituto Votorantim, que conta com o apoio da Votorantim Energia para a sua realização. A página do grupo no Facebook, canal escolhido para interagir com os alunos, pais e responsáveis, foi criada no início do ano, quando a pandemia chegou ao Brasil, e hoje já conta com a participação de mais de mil pessoas.

Este engajamento se deve às ações elaboradas pelo grupo para disseminar o conteúdo educativo de forma lúdica e participativa, que visa ainda incentivar a participação da família na vida escolar da criança.  Os exemplos de atividades promovidas pelo grupo são muitos. Vão desde lives (transmissões ao vivo) com contação de histórias, com a participação de escritores locais, como a de Ana Cecília Porto (autora do livro A bruxa Babarruga); incentivo para que os pais e familiares contem histórias ouvidas de geração em geração para as comemorações do Dia do Folclore à postagem de fotos da natureza para o início da Primavera e oficinas de brinquedos.

“A pandemia trouxe um olhar diferenciado para a comunidade em geral. Quando iniciamos, tínhamos somente 144 pessoas participantes na nossa página. Hoje, são mais de mil pessoas e quanto mais as crianças e as famílias participam, mais cresce o engajamento porque elas querem se ver e serem vistas. Este protagonismo e esta interação têm sido bastante positivos. É muito gratificante quando a gente se vê marcada nas publicações dos alunos. Eles querem participar então temos o cuidado de sempre estar lançando novas ações para estimulá-los. É desta forma que estamos atuando e tem dado certo”, destaca Djenane Grangeiro da Silva, assistente de Planejamento Pedagógico e mobilizadora do PVE.

O grupo conta com a participação de 32 mobilizadores, que, neste ano, em decorrência da pandemia e fechamento das escolas, têm atuado com ações por meio de aplicativos e redes sociais, como a página do PVE em Ibiúna no Facebook (https://www.facebook.com/groups/PVEIbiuna/). Entre eles, está Noemi Rodrigues Alves dos Santos, auxiliar de desenvolvimento infantil. De acordo com ela, as ações desenvolvidas no grupo PVE têm sido de extrema importância e de muito aprendizado tanto para os alunos quanto às famílias.

“Estávamos passando por um período difícil com a pandemia, com medos e inseguranças. As ações nos mostraram o lado positivo. Foi uma forma de tirar o foco do medo e colocar no aprendizado. Vejo pelo meu filho, que ama ver as postagens da página. Para mim, criar, inventar e discutir ideias foi maravilhoso, e ver o resultado é melhor ainda. Indico para todas as famílias, alunos e para sociedade como um todo”, ressalta Djenani.

 Amanda Vieira Cardoso, estagiária e integrante do grupo, também costuma indicar o PVE aos colegas de faculdade. De acordo com ela, por meio da página do PVE, é possível conhecer um pouco de cada escola do município. “Essa interação também ganhou mais espaço em casa. Toda a família participa para que as crianças consigam realizar as atividades propostas. Essa união entre programa, escola e família, trabalhando juntas, não tem como dar errado”.

De acordo com o gerente do Complexo Sorocaba, Luis Carlos da Silva, o apoio à Educação e o incentivo à interação das famílias na vida escolar da criança são fundamentais, principalmente em meio a um período de pandemia. “Com o apoio da Votorantim Energia, o PVE tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino nas comunidades onde atua, o que vai muito além do conteúdo didático. Promover ações para incentivar o protagonismo e a interação entre alunos, familiares e a comunidade escolar são indispensáveis, ainda mais em um momento como este, em que o convívio social com os colegas em um ambiente escolar, tão importantes para a formação das crianças, foi interrompido. Saber que grupos como o de Ibiúna atingiram índices expressivos de engajamento nos orgulha e nos mostra que este é o caminho para um futuro melhor”, destaca o gerente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.