09/10/2020 às 10h43min - Atualizada em 09/10/2020 às 10h43min

Confira a Programação da Paroquia de São Roque para o Tríduo em Louvor a Nossa Senhora Aparecida

Para participação presencial nas Celebrações Eucarísticas, faça a sua inscrição junto à Secretaria Paroquial

Outubro é tradicionalmente o Mês dedicado às Missões. Sob o tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), a Igreja no Brasil e as Pontifícias Obras Missionárias nos convidam a vivermos intensamente o nosso espírito missionário, mesmo em meio à pandemia! E este é o tema da 29ª mensagem do nosso Pároco Pe. Daniel Balzan. Boa reflexão!

LIÇÕES DA COVID-19 (28)

Começamos o mês de outubro, mês em que festejamos diversos Padroeiros de nossas Comunidades: São Francisco de Assis - VNSR, Nossa Senhora Aparecida - Guaçú II e São Judas Tadeu - Junqueira e Restinga Verde. Infelizmente, não poderemos festejar estas três grandiosas festas como de costume, porque a pandemia continua conosco como que dizendo: “vou demorar mais um pouco”! Além disso, em outubro, a Igreja celebra o Mês Missionário, pois ela existe em função da Missão: Evangelizar.

Missão implica em sair, abrir as portas e partir para lugares distantes. Implica em sair do seu cotidiano para iniciar algo diferente, porém, necessário e urgente. Missão insinua compromisso, incumbência, tarefa a ser feita em nome da Igreja em vista do Reino. Por isso, a Igreja não existe em função dela mesma, mas foi projetada para Evangelizar: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado” (Mt 28,19-20). Assim, Mateus termina o seu Evangelho como que dizendo: Quero uma Igreja Missionária!

Mas como fazer missão em tempo de pandemia e distanciamento social? Como realizar missão quando as circunstâncias nos obrigam a ficar em casa. É possível viver a missão quando as Igrejas continuam fechadas e as atividades paroquiais suspensas?

O Espírito está nos dizendo que a Missão é possível mesmo nestas circunstâncias especiais. O Espírito que acompanhou Jesus acompanha também a Igreja na história e, ultimamente, está nos conduzindo por caminhos novos jamais pensados antes. Caminhos virtuais num mundo digital que nem Jesus nem os Apóstolos jamais experimentaram! Missionários novos preparados para os novos tempos. É a Missão nos Areópagos da Rede Mundial de Computadores com seu símbolo www.redemundialdecomputadores.com!

Interessante recordar as recomendações do Mestre por ocasião do envio dos Doze: “Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento” (Mt 10,9-10). Por sua vez, Marcos ajeitou as recomendações de Jesus às necessidades de seu tempo e à realidade da missão local: “Recomendou-lhes... que levassem um cajado apenas e andassem calçados com sandálias” (Mc 6,9). Marcos ajeitou as palavras do Mestre às circunstâncias da missão e insistiu com seus missionários a levarem consigo um cajado apenas e que andassem de sandálias!

Enfim, a missão era urgente! Observa-se que Jesus não obrigou ninguém a aceitar seu convite. Quis, simplesmente, que os Doze participassem da missão iniciada por ele: pregar sua Palavra, fazer o bem e levar mensagem de esperança. Hoje as circunstâncias são outras e o Espírito diz à Igreja que seus missionários se preparem para os novos tempos. E os novos tempos estão aí: pandemia, isolamento social, máscaras, restrições etc. devido à COVID-19. O mesmo Espírito, porém, aponta para as redes sociais e sua eficácia num mundo digital. Esclarece que a missão continua, apesar do isolamento social, Igrejas fechadas e tantas restrições que pesam enormemente nas pessoas.

Portanto, a vivência missionária continua. O teu gesto de conectar-se às redes da Paróquia é sinal da presença do Espírito atuante na Igreja. Maria, Mãe de Jesus, ou como é carinhosamente conhecida entre nós “Senhora Aparecida”, hoje carregaria consigo um celular ou um “smartphone” para se conectar com os discípulos e as discípulas de hoje. Afinal, ela tem palavras especiais para nós: “Fazei o que Jesus vos disser”!

Pe. Daniel Balzan – Pároco

 PROGRAMAÇÃO DE MISSAS - Dia 10: Sábado, às 19h00 (1º Dia do Tríduo em louvor a Nossa Senhora Aparecida); Dia 11: Domingo, às 09h00 e 19h00 (2º Dia do Tríduo em louvor a Nossa Senhora Aparecida); Dia 12 – DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA: 2ª feira, às 09h00 e 18h00 (Terço seguido do 3º Dia do Tríduo); Dia 14: 4ª feira, às 19h00; Dia 16: 6ª feira, às 19h00 (Aniversário Frei Salinho e Festa Jubilar do Apostolado da Oração – Santa Margarida Maria).

TRÍDUO EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA - Para bem celebrarmos a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a nossa Paróquia realizará um Tríduo na Igreja Matriz São Roque, conforme a seguinte programação: Dia 10 (sábado) – 1º Dia do Tríduo às 19h00; Dia 11 (domingo) – 2º Dia do Tríduo às 19h00; Dia 12 (2ª feira) – Santa Missa às 09h00 e Terço seguido do 3º Dia do Tríduo às 18h00. Participe conosco! Reunidos como Família Paroquial, vamos celebrar a Mãe Aparecida!

Para participação presencial nas Celebrações Eucarísticas, faça a sua inscrição junto à Secretaria Paroquial pelo telefone 4712-2377, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h00, das 13h00 às 17h30. Acompanhe também as nossas publicações e transmissões ao vivo pelas redes sociais da Paróquia (Instagram e Facebook)!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.