O Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef) e a Toluna, fornecedora de insights do consumidor sob demanda, realizaram um estudo sobre o impacto da Covid-19 nas finanças dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 90,33% dos entrevistados disseram que não tiveram aumento de renda durante a pandemia.
A pesquisa que entrevistou 800 pessoas em todo o país entre os dias 21/9 e 30/9, também indica que os brasileiros reduziram gastos. Os três itens em que os brasileiros decidiram diminuir seus gastos foram: Lazer (68,18%), Viagens (67,69%) e Restaurantes, bares e lanchonetes (65,73%).
Por outro lado, o estudo revela que os gastos em casa aumentaram no período da pandemia. O aumento nas contas de consumo de casa é uma constante. Assim como supermercado. Também há um aumento em compras em restaurantes, lanchonetes e similares, com maior incidência no segmento de alta renda, seguido pelo de baixa renda.
Investimentos
O estudo indica ainda que, entre os brasileiros que conseguiram investir, a maioria (56,43%) não diminuiu o investimento. E entre aqueles que reduziram, grande parte utilizou recursos da poupança (64,04%).
Metodologia
A pesquisa foi idealizada pelo FGVcef (Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) e pela Toluna. Coordenada pelos professores William Eid e Claudia Yoshinaga. O objetivo foi identificar mudanças na posição financeira dos brasileiros causadas pela atual crise.
Período: 21/9 até 30/9. Amostra: 800 brasileiros de todas as regiões do Brasil, sendo todos maiores de 18 anos.