São Roque contará com um sistema reforçado de fiscalização durante este final de semana e o feriado de sete de setembro, na segunda-feira. A medida ocorre devido ao aumento do fluxo de pessoas que devem vir para o interior, como ocorre na maioria dos feriados prolongados, ação que tem se tornado uma preocupação para muitos municípios interioranos durante a pandemia do coronavírus.
Uma das preocupações do governo são-roquense é a vinda de excursões e ônibus turísticos para a cidade. A cidade já estabeleceu em junho deste ano a proibição da entrada e permanência em São Roque de ônibus, micro-ônibus, vans, peruas e veículos de locação não específicos com finalidade turística.
A medida busca não incentivar a vinda de pessoas ao município durante a pandemia do coronavírus, principalmente num momento em que a preocupação de contaminação do covid-19 ainda ocorre não apenas na cidade, mas em todo o país.
Diante desta situação, a Guarda Municipal realizará ações de monitoramento de modo a não permitir que veículos coletivos utilizados para turismo (como os descritos acima) circulem na cidade. As ações devem ocorrer principalmente na região do portal da cidade (no bairro Guaçu) e no Roteiro do Vinho.
As medidas de fiscalização pela cidade também contarão com o apoio da Polícia Militar.