Quase todo mundo tem o sonho de abrir um negócio para ser o próprio patrão. Segundo pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) cerca de 38% da população brasileira tem o próprio negócio. Esse número equivale a 52 milhões de brasileiros empreendedores.
Não à toa o Brasil é considerado o país empreendedor. Entretanto, dados divulgados pelo IBGE mostraram que, em 2014, cerca de 60% de micro e pequenas empresas foram fechadas com menos de 5 anos. Essa estatística sobe para 80% quando se trata das empresas encerradas antes de completarem o primeiro ano.
Esses dados mostram que empreender não é uma tarefa fácil. Para construir um negócio sólido e lucrativo é preciso mais do que boas ideias e força de vontade.
Sendo assim, empreender significa montar um planejamento estratégico que garanta o futuro e a estabilidade do negócio.
O que é um planejamento estratégico?
Nenhuma embarcação chega ao seu destino sem a liderança de um bom comandante, não é mesmo? Para que ela e seus tripulantes consigam enfrentar os desafios em alto mar é preciso que o comandante saiba exatamente o caminho a ser seguido e como resolver as situações inesperadas. Caso contrário, o barco afunda.
Nos negócios a lógica funciona da mesma forma. Para que um empreendimento tenha sucesso, o gestor deve saber aonde quer chegar, projetar o futuro e, principalmente, traçar estratégias para que os objetivos sejam atingidos de acordo com as projeções feitas.
Neste caso, se o gestor é o comandante o planejamento é, certamente, o seu mapa. É o planejamento estratégico que fornece as orientações de que o gestor e sua equipe precisam para tocar o negócio. Além disso, ele norteia as tomadas de decisão.
Para elaborar a estratégia é preciso identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades existentes (nessa parte, seja realista), prever futuras tendências, estudar a concorrência, entre outras coisas.
O gestor, então, irá estabelecer o caminho a ser seguido, bem como os padrões de trabalho da equipe, lembrando sempre dos motivos que o fez abrir a empresa.
A partir disso, serão definidos a missão, visão, objetivos, metas e planos de ação.
Qual a importância de se mostrar um planejamento estratégico?
Como dito anteriormente, nenhum negócio próspero sem um planejamento detalhado. Afinal, é impossível chegar a algum lugar se não sabemos como chegar nele.
O planejamento se faz ainda mais necessário em um mercado competitivo e dinâmico como o atual, em que novas tecnologias chegam a todo momento. Além disso, as instabilidades econômica e política mudam constantemente os rumos do mercado e, consequentemente, dos negócios.
Diante desse fato pode-se até pensar que de nada adianta planejar se tudo pode mudar rapidamente. Entretanto, é bem o contrário. Quando temos um planejamento estratégico claro nos tornamos mais preparados e menos vulneráveis à instabilidades.
Outra importância do planejamento estratégico é que ao fazê-lo o gestor passa a conhecer claramente os pontos fortes e fracos da empresa, o que ajuda a criar medidas para melhorar a estrutura do negócio, corrigindo problemas e otimizando os pontos positivos. Desta forma, o gestor torna tais pontos positivos nos diferenciais necessários para competir com a concorrência.
Como fazer um planejamento estratégico por meio da análise SWOT
A análise SWOT é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas no planejamento estratégico de empresas. Se você é um gestor é fundamental que a conheça e aprenda a aplicá-la.
O nome é uma sigla em inglês para as palavras strenghts, weakness, opportunities e threats.
Aqui no Brasil ela se torna a análise FOFA, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Por meio desses termos o gestor irá analisar os fatores internos e externos que impactam positiva e negativamente no dia a dia da empresa.
Considere o seguinte:
Forças
São os pontos fortes da empresa, aquilo que a diferencia das demais empresas do setor. Esse é um fator interno.
Fraquezas
São os pontos fracos da empresa, ou seja, aquilo que a coloca em desvantagem perante seus competidores. Também é um fator interno, mas, nesse caso, atrapalha com que o objetivo seja alcançado.
Oportunidades
São alguns aspectos do nicho em que a empresa atua e do seu público que beneficiam os negócios. Esse é um fator externo útil.
Ameaças
Aqui, serão listados os fatores do mercado e do público que podem se tornar obstáculos para o progresso da empresa.
Pra fazer uma análise SWOT eficiente, coloque tudo no papel. Assim, você terá uma ideia clara do que precisa fazer para minimizar os pontos negativos e otimizar os positivos.
A partir dessa análise, você estará apto a traçar metas, estratégias e métricas, esse último irá medir o progresso do negócio.
Exemplificando
Para deixar o conceito da análise SWOT/ FOFA mais claro pense que você é dono de uma empresa de convênio odontológico empresarial.
Sendo assim, veja um exemplo de análise SWOT/FOFA para esse caso:
Forças: Oferece um plano dental empresarial com facilidades para duas modalidades: plano odontológico pessoa física e plano odontológico pessoa jurídica.
Fraquezas: Não conta com analistas em todo o território nacional.
Oportunidades: Possibilidade de incluir um chatbot no site para facilitar o atendimento via internet em todo o país. E contar com estratégias de SEO para colocar o site da empresa em primeiro lugar no Google, por meio da palavra-chave convênio dentista.
Ameaças: Popularização das empresas que oferecem consultas e exames a preços populares.
Obviamente, esse é um exemplo muito simples se comparado com a análise que você irá fazer de verdade. Mas com ele é possível ter uma ideia do que é preciso considerar ao fazer uma análise SWOT.
Para empreender é preciso estudarQuando afirmamos que para empreender é preciso estudar não estamos falando de nível de escolaridade. Obviamente uma especialização em administração ou em áreas correlatas é sempre bem-vinda.
No entanto, independentemente do seu nível de escolaridade, a constante atualização é imprescindível para o seu futuro como empreendedor. Lembre-se que o dia a dia de uma negócio envolve muitos fatores que estão em sempre mudando.
Planejamento é a chave para que o seu negócio não se torne mais um em meio as estatísticas citadas no começo desse conteúdo.