28/08/2020 às 11h29min - Atualizada em 28/08/2020 às 11h29min

Entenda a importância do planejamento estratégico para abrir um negócio

Milhares de pessoas tentam o seu lugar ao Sol no mundo dos negócios todos os anos. Entretanto, poucas realmente conseguem prosperar. Parte desse problema está na falta de um planejamento estratégico.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.

Quase todo mundo tem o sonho de abrir um negócio para ser o próprio patrão. Segundo pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) cerca de 38% da população brasileira tem o próprio negócio. Esse número equivale a 52 milhões de brasileiros empreendedores.

 

Não à toa o Brasil é considerado o país empreendedor. Entretanto, dados divulgados pelo IBGE mostraram que, em 2014, cerca de 60% de micro e pequenas empresas foram fechadas com menos de 5 anos. Essa estatística sobe para 80% quando se trata das empresas encerradas antes de completarem o primeiro ano.

 

Esses dados mostram que empreender não é uma tarefa fácil. Para construir um negócio sólido e lucrativo é preciso mais do que boas ideias e força de vontade.

 

Sendo assim, empreender significa montar um planejamento estratégico que garanta o futuro e a estabilidade do negócio.

 

O que é um planejamento estratégico?

Nenhuma embarcação chega ao seu destino sem a liderança de um bom comandante, não é mesmo? Para que ela e seus tripulantes consigam enfrentar os desafios em alto mar é preciso que o comandante saiba exatamente o caminho a ser seguido e como resolver as situações inesperadas. Caso contrário, o barco afunda.

 

Nos negócios a lógica funciona da mesma forma. Para que um empreendimento tenha sucesso, o gestor deve saber aonde quer chegar, projetar o futuro e, principalmente, traçar estratégias para que os objetivos sejam atingidos de acordo com as projeções feitas.

 

Neste caso, se o gestor é o comandante o planejamento é, certamente, o seu mapa. É o planejamento estratégico que fornece as orientações de que o gestor e sua equipe precisam para tocar o negócio. Além disso, ele norteia as tomadas de decisão.

 

Para elaborar a estratégia é preciso identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades existentes (nessa parte, seja realista), prever futuras tendências, estudar a concorrência, entre outras coisas.

 

O  gestor, então, irá estabelecer o caminho a ser seguido, bem como os padrões de trabalho da equipe, lembrando sempre dos motivos que o fez abrir a empresa.

 

A partir disso, serão definidos a missão, visão, objetivos, metas e planos de ação.

 

 

Qual a importância de se mostrar um planejamento estratégico?

Como dito anteriormente, nenhum negócio próspero sem um planejamento detalhado. Afinal, é impossível chegar a algum lugar se não sabemos como chegar nele.

 

O planejamento se faz ainda mais necessário em um mercado competitivo e dinâmico como o atual, em que novas tecnologias chegam a todo momento. Além disso, as instabilidades econômica e política mudam constantemente os rumos do mercado e, consequentemente, dos negócios.

 

Diante desse fato pode-se até pensar que de nada adianta planejar se tudo pode mudar rapidamente. Entretanto, é bem o contrário. Quando temos um planejamento estratégico claro nos tornamos mais preparados e menos vulneráveis à instabilidades.

 

Outra importância do planejamento estratégico é que ao fazê-lo o gestor passa a conhecer claramente os pontos fortes e fracos da empresa, o que ajuda a criar medidas para melhorar a estrutura do negócio, corrigindo problemas e otimizando os pontos positivos. Desta forma, o gestor torna  tais pontos positivos nos diferenciais necessários para competir com a concorrência.

 

 

Como fazer um planejamento estratégico por meio da análise SWOT

A análise SWOT é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas no planejamento estratégico de empresas. Se você é um gestor é fundamental que a conheça e aprenda a aplicá-la.

 

O nome é uma sigla em inglês para as palavras strenghts, weakness,  opportunities e threats.

 

Aqui no Brasil ela se torna a análise FOFA, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

Por meio desses termos o gestor irá analisar os fatores internos e externos que impactam positiva e negativamente no dia a dia da empresa.

 

Considere o seguinte:

 

Forças

São os pontos fortes da empresa, aquilo que a diferencia das demais empresas do setor. Esse é um fator interno.

 

Fraquezas

São os pontos fracos da empresa, ou seja, aquilo que a coloca em desvantagem perante seus competidores. Também é um fator interno, mas, nesse caso, atrapalha com que o objetivo seja alcançado.

 

Oportunidades

São alguns aspectos do nicho em que a empresa atua e do seu público que beneficiam os negócios. Esse é um fator externo útil.

 

Ameaças

Aqui, serão listados os fatores do mercado e do público que podem se tornar obstáculos para o progresso da empresa.

 

Pra fazer uma análise SWOT eficiente, coloque tudo no papel. Assim, você terá uma ideia clara do que precisa fazer para minimizar os pontos negativos e otimizar os positivos.

 

A partir dessa análise, você estará apto a traçar metas, estratégias e métricas, esse último irá medir o progresso do negócio.

 

Exemplificando

Para deixar o conceito da análise SWOT/ FOFA mais claro pense que você é dono de uma empresa de convênio odontológico empresarial.

 

Sendo assim, veja  um exemplo de análise SWOT/FOFA para esse caso:

 

Forças: Oferece um plano dental empresarial com facilidades para duas modalidades:  plano odontológico pessoa física e plano odontológico pessoa jurídica.

 

Fraquezas: Não conta com analistas em todo o território nacional.

 

Oportunidades: Possibilidade de incluir um chatbot no site para facilitar o atendimento via internet em todo o país. E contar com estratégias de SEO para colocar o site da empresa em primeiro lugar no Google, por meio da palavra-chave convênio dentista.

 

Ameaças: Popularização das empresas que oferecem consultas e exames a preços populares.

 

Obviamente, esse é um exemplo muito simples se comparado com a análise que você irá fazer de verdade. Mas com ele é possível ter uma ideia do que é preciso considerar ao fazer uma análise SWOT.

Para empreender é preciso estudar

Quando afirmamos que para empreender é preciso estudar não estamos falando de nível de escolaridade. Obviamente uma especialização em administração ou em áreas correlatas é sempre bem-vinda.

 

No entanto, independentemente do seu nível de escolaridade, a constante atualização é imprescindível para o seu futuro como empreendedor. Lembre-se que o dia a dia de uma negócio envolve muitos fatores que estão em sempre mudando. 

 

Planejamento é a chave para que o seu negócio não se torne mais um em meio as estatísticas citadas no começo desse conteúdo.

 

 

 

 


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