28/08/2020 às 11h10min - Atualizada em 28/08/2020 às 11h10min

Lojas de e-commerce: vantagens se estendem a lojistas e consumidores

Os últimos meses foram determinantes para que o ecommerce atingisse patamares antes nunca vistos. Isso foi percebido tanto no que tange às relações de consumo estabelecidas no Brasil, quanto em outras nações.

Algo que se percebe neste avanço são as motivações envolvendo os potenciais clientes, que passaram a apresentar demandas mais elevadas, bem como as empresas que foram criadas ou expandidas recentemente. De qualquer forma, as vendas online são positivas e sugerem uma reflexão acerca dos ganhos além do próprio lucro. Confira:

Como pode ser vantajoso aos empreendedores: Menor tempo de implantação:

Se comparada com a física, a loja virtual pode ser aberta de maneira mais rápida. Os trâmites burocráticos costumam ser menores na primeira modalidade e isso se deve justamente à inexistência de um ambiente físico, uma vez que todo a recepção dos clientes é feita online.

Maior alcance de mercados consumidores:

Além de ser mais vista, a loja online pode atender de forma mais ampla diversas clientes. É fato que isso estará condicionado com os tipos de mercadorias ali presentes, mas de modo geral, o comércio eletrônico pode estabelecer parcerias e isso é favorável ao maior atendimento de público a melhores preços.

Exposição mais clara dos produtos:

Mesmo que uma loja tradicional, que atende sua clientela em um ambiente físico, se esmere em fornecer muitas informações sobre suas mercadorias, as lojas de natureza virtual apresentam vantagem em relação a isso. Nesta segunda classificação, os dados relativos a produtos são extremamente mais detalhados por causa da facilidade de veiculação que a internet propicia.

Facilidade de controle de métricas:

Ainda que outros estilos de lojas se valham de publicidade com o emprego de meios virtuais, as de e-commerce possuem recursos que oferecem rapidamente resultados. As ferramentas online são variadas, abrangendo gerador de códigos de barras, gerador de nomes, criador de slogan, dentre outros. As métricas, contudo, são auxiliares no processo de como abrir uma loja virtual de sucesso, uma vez que indicam o interesse do público, assim como o retorno sobre uma dada ação publicitária, etc.

 

Alguns dos principais benefícios sob a ótica do cliente: Conta com regulamentação que assegura direitos de consumo:

Este é um campo dos mais vantajosos ao consumidor. Quando adquire algo de uma loja de dropshipping, por exemplo, o cliente conta com leis que resguardam a sua relação de consumo. Uma das regras legais diz respeito ao direito a se ter clareza quanto ao que se pretende comprar.

Costuma reunir maior variedade de itens:

Quando bem estabelecida, uma loja de e-commerce pode contar com vários fornecedores, que respondem pela ampliação das mercadorias apresentadas em seus catálogos. Desse modo, o consumidor poderá fazer suas escolhas sem precisar vasculhar muito pela internet.

A logística pode ser uma vantagem:

Receber rápido os produtos que são comprados não é o único anseio do cliente. Hoje, espera-se que a entrega possa ser feita no horário em que se deseja e isso já é realidade para a maioria das lojas dessa modalidade.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.