28/08/2020 às 11h07min - Atualizada em 28/08/2020 às 11h37min

Polícia Civil investiga envenenamento de animais em São Roque

Quando identificado, o autor vai responder por crime ambiental

- Fotos: Divulgação

A Polícia Civil de São Roque iniciou nesta semana uma investigação que busca apurar o envenenamento de animais ocorrido na Estrada dos Mendes, região do bairro Taboão.

Segundo as autoridades, no sábado (22), uma cadela foi encontrada pelos seus donos no quintal de sua casa, caída e com sangramento bucal e anal, sendo que próximo ao local os proprietários do pet também encontraram um pote de isopor com restos de alimentos e  uma substância parecida com o conhecido "chumbinho". O produto clandestino é normalmente utilizado como raticida e não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo, sendo que pode causar sérios danos ou até a morte de animais quando ingerido.

A polícia informou que no mesmo dia os proprietários da cadela também encontraram um gato morto no quintal.

“A cachorra foi encaminhada à clínica veterinária onde encontra-se internada no momento e ficará com sequelas. Nos próximos dias, a polícia civil irá intimar as pessoas para identificar a autoria”, informaram as autoridades ao Jornal da Economia.

Quando identificado, o autor vai responder por crime ambiental (artigo 32 da Lei 9605/98) que tem pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Lei aumenta pena por maus-tratos

Foi aprovado pela Câmara Municipal de São Roque, no dia 10 de agosto, o Projeto de Lei nº 33/2020, de autoria do Vereador Alexandre Pierroni, que aumenta a penalidade de multa para maus-tratos de animais de R$1 mil para R$5 mil, prevendo pena dobrada ao infrator reincidente.

“Em todo o mundo, as leis de proteção animal têm conseguido mudanças significativas na forma como as sociedades cuidam e protegem seus animais, e isso é motivador porque me faz acreditar que estou no caminho certo, que São Roque está no caminho certo porque já têm diversas leis que vão ao encontro dessa nova realidade, e vou continuar legislando em defesa dessa causa”, disse o vereador na época da aprovação da proposta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.