25/08/2020 às 13h27min - Atualizada em 25/08/2020 às 13h33min

Bombeiro herói de São Roque falece em decorrência do covid-19

Ten. Clovis Setti de Almeida faleceu nesta terça-feira (25) aos 81 anos.

- Foto: Antonio Trivelin / Gazeta de Piracicaba
Da redação: Rafael Barbosa

O bombeiro morador de São Roque Ten. Clovis Setti de Almeida, faleceu nesta terça-feira (25), aos 81 anos, em decorrência do coronavírus. Ele estava internado em estado grave no hospital da Polícia Militar, em São Paulo, onde lutava contra o COVID-19.

Morador de São Roque, Ten. Setti se tornou um dos grandes nomes do Corpo de Bombeiros por seus diversos atos de heroísmo ao logo de 30 anos de carreira dedicados a corporação. Homem forte e decidido, alguns de seus salvamentos ganharam repercussão nacional, como sua atuação durante o incêndio do edifício Andraus, ocorrido em São Paulo em 24 de fevereiro de 1972.

Setti estava entre os primeiros que chegaram ao local, atuando na linha de frente contra as chamas na luta para salvar as vítimas de um dos incêndios mais trágicos da capital paulista. Arriscando a própria vida, ele salvou sozinho 20 pessoas e teve participação direta no resgate de 200 vítimas que se encontravam no edifício, em um ato de bravura que foi reconhecido nacionalmente e ainda é relembrado.  

Graças a sua atuação do Andraus, Setti foi promovido por ato de bravura a 1º Sargento, sendo o primeiro na história do Corpo de Bombeiros a receber o diploma de gratidão da cidade de São Paulo pela Câmara Municipal, além da Medalha Anchieta. Porém estas foram apenas algumas das homenagens prestadas ao bombeiro, cuja história também foi celebrada em homenagens na Câmara de São Roque. Confira uma breve palavra do profissional durante sua homenagem na Casa de Leis são-roquense.

Uma trajetória que infelizmente terminou com o coronavírus, que a menos de um mês também vitimou seu filho, o também condecorado bombeiro de São Roque, o Sgt. Marcio Roque Setti, sepultado no Cemitério do Cambará, onde o pai também deve repousar a partir desta segunda-feira (25).

São Roque perde um herói neste dia, um homem querido e lembrado não apenas pela sua corporação, mas por seus familiares e por todos os amigos e conhecidos que tiveram a honra de conhece-lo e ouvir suas histórias de heroísmo e dedicação a tantas vidas salvas de pessoas que ele nem mesmo conhecia, mas cujas trajetórias foram tocadas pelas mãos corajosas deste bombeiro que nos deixará tantas saudades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.