Mais de 64% das crianças infectadas pela Covid-19 na cidade de São Paulo são assintomáticas, e 16% já tiveram contato com o vírus, indica o mapeamento realizado pela Prefeitura de São Paulo em seis mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.
"64,4% das crianças que testaram positivo foram completamente assintomáticas e 35,6% foram sintomáticas. Quase que praticamente duas vezes mais o número de crianças que testaram positivo e não apresentaram sintomas", divulgou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
Segundo informações do Portal G1, o documento faz parte do inquérito sorológico feito pela gestão municipal entre os dias 6 e 10 de agosto, e foram apresentados no início da tarde desta terça-feira (18) pelo secretário e pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) durante coletiva de imprensa virtual.
De acordo com a prefeitura, foram testados 6 mil alunos divididos em três fases:
·2 mil alunos do Ensino Infantil (4 a 6 anos)
·2 mil alunos do fundamental I ( 1º ao 5º ano, crianças de 6 a 10 anos)
·2 mil alunos do fundamental II (6º ao 9º ano, crianças e adolescentes de 11 a 14 anos)
O objetivo da pesquisa é tentar descobrir, através de amostragem, quantas pessoas já foram contaminadas pelo novo coronavírus na cidade. O exame sorológico analisa a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Deste modo, identifica casos passados da doença. Ele é usado para monitorar a porcentagem da população que já teve contato com o vírus.