Portugal anunciou nesta segunda-feira (03) que não registrou nenhuma morte atribuída à Covid-19 no dia anterior, pela primeira vez desde o mês de março. Além do mais, o país também registrou o menor número de contaminações pelo vírus em quase três meses.
“Os últimos tempos têm sido muito difíceis — estamos muito felizes que isso tenha acontecido”, afirmou o secretário de saúde português Antônio Sales, durante uma coletiva de imprensa.
“Eu quero deixar essa mensagem de esperança para os portugueses, mas também quero pedir que nos ajudem a manter esses números”, declarou ele.
Foram 106 diagnósticos positivos em Portugal neste domingo, que se somam aos 51.569 já registrados em meio à pandemia. Sendo assim, 62% das novas infecções foram registradas na cidade de Lisboa e em sua região, onde surgiram surtos localizados que deixaram as autoridades bem atentas nos últimos dois meses.
De acordo com a CNN Brasil, os registros de óbitos permanecem em 1.738. O país, que depende muito do quesito turismo, passou a suspender restrições estabelecidas durante o lockdown que durou seis semanas.
Entretanto, os surtos ao redor de Lisboa obrigaram o governo a reaplicar determinadas medidas nas áreas afetadas, e também levaram vários países europeus — como Irlanda, Bélgica e Finlândia — a impor restrições para viagens vindas de Portugal.
O país também não foi incluído em uma classificação de países avaliados como seguros para viagem sem necessidade de realizar quarentena feita pelo Reino Unido.
A necessidade de que turistas britânicos que voltem de Portugal realizem quarentena por 14 dias tem sido prejudicial à região de Algarve, no litoral português, famosa pelas praias e campos de golfe.