24/07/2020 às 13h25min - Atualizada em 24/07/2020 às 14h07min

São Roque e cidades da região de Sorocaba se mantém na Fase Laranja do Plano São Paulo

Nova quarentena segue até 10 de agosto

- Fotos: Divulgação

A região de Sorocaba, da qual fazem parte São Roque, Mairinque, Alumínio, Araçariguama e Ibiúna se manteve na fase 2 (Bandeira Laranja) do Plano São Paulo. Com o anúncio realizado nesta sexta-feira (24) em coletiva do Governo Estadual, comércios varejistas, imobiliárias, concessionárias e shoppings, continuam podendo operar com restrições e seguindo todas as normas sanitárias para impedir a proliferação do coronavírus.

Na coletiva também foi anunciada a oitava quarentena em todo o Estado de São Paulo, que vão de 27 de julho a 10 de agosto.

Apesar de não seguir para uma nova fase de flexibilização do Plano São Paulo (fase 3- bandeira amarela), o que permitirá a abertura com restrições de salões de beleza, barbeiros, bares e restaurantes, a região de Sorocaba apresentou melhorias em alguns índices de combate ao coronavírus.

O principal deles diz respeito a ocupação de leitos de UTI, que caiu de 74% para 71,6%, uma melhora importante, visto que este é um dos pontos de maior peso para se avaliar o nível de flexibilização comercial de cada região. Com os índices atuais este aspecto continua avaliado na bandeira laranja porém espera-se que ele posa cair nas próximas semanas, visto que foi anunciada a abertura de 100 novos leitos de UTI no interior do estado nas próximas duas semanas, focando em regiões que estejam nas fases vermelha e laranja do Plano São Paulo.

Com isso, existem boas perspectivas de que na próxima atualização, que deve ocorrer no dia 07 de agosto, a cidade esteja com índices de ocupação de UTIs abaixo dos 70%, colocando este índice na bandeira verde, o que seria primordial para que toda a região passasse para uma fase mais amena de flexibilização.

Entretanto, para que isso ocorra, a cidade também deve melhorar alguns índices relativos a evolução da pandemia. Embora a variação de internações tenha tido melhoras desde a atualização passada, passando de  1.05 (bandeira laranja) para 0.94 (bandeira amarela),  os índices de variação de casos e variação de óbitos sofreram pequenas pioras, passando respectivamente de 0.72 para 0.98 (mantendo-se na bandeira verde) e de 0.88 (bandeira amarela) para 1.29 (bandeira laranja). Assim, é importante que estes índices melhorem também para que a região de Sorocaba possa avançar para a fase 3 do Plano São Paulo.

Segundo o Governador João Dória, nenhuma região do Estado regrediu para uma fase menos restrita de flexibilização comercial, um fato inédito desde a implementação do Plano São Paulo, o que é uma boa notícia, assim como a evolução de regiões para fases de maior flexibilização (como é o caso de Campinas), porém estes dados devem ser tratados com prudência e cuidado para que continuem positivos. “Não podemos descuidar, nem relaxar. Temos que executar o plano com atenção cuidado analises diárias, semanais e mensais”, afirmou Dória

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.