17/07/2020 às 15h41min - Atualizada em 17/07/2020 às 15h47min

ANS retira obrigatoriedade da cobertura de testes rápidos por planos de saúde

Deste modo, os consumidores terão de adquirir o exame por conta própria

- Foto: Hugo Barreto / Metrópoles
Fonte: CNN Brasil

A partir desta sexta-feira (17), os exames sorológicos para detectar a Covid-19 não são mais um membro participante da lista de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Sendo assim, os consumidores terão de adquirir o exame por conta própria.

A ação foi decidida em reunião da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, e divulgada no Diário Oficial de hoje. De acordo com informações do portal CNN Brasil, na última terça-feira, a agência derrubou na Justiça a liminar que determinava a convênios para que cobrissem o teste que detecta se a pessoa desenvolveu anticorpos depois da exposição ao novo coronavírus.

O diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Sacarabel, declarou no dia da decisão que não existe segurança a respeito dos benefícios da inclusão do exame e que a ação pode não ser favorável para o consumidor. Segundo ele, a questão científica continua sendo analisada, e a incorporação impacta diretamente nos custos assistenciais do sistema, que também são repassados aos usuários.

Ainda de acordo com o portal CNN Brasil, Sacarabel também destacou que o teste RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 segue no rol de procedimentos básicos dos planos de saúde. A diretoria resolveu ainda, que a incorporação do exame sorológico vai voltar a ser debatida em audiência pública virtual na próxima semana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.