10/07/2020 às 16h35min - Atualizada em 10/07/2020 às 16h39min

Ibiúna não espera Plano São Paulo e retoma comércio neste sábado

Prefeito falou sobre a reabertura do comércio em suas redes socais

Ibiúna não irá esperar até segunda-feira (13) para retornar a fase 2 (bandeira laranja) do Plano São Paulo e  autoriza a flexibilização comercial já neste sábado (11), permitindo a abertura de lojas varejistas, concessionárias, imobiliárias e shoppings / galerias. O cronograma do Plano São Paulo prevê que toda região que evolua para uma nova fase de flexibilização, deva fazê-la na segunda-feira após o anuncio oficial, dado as sextas-feiras.

Entretanto, segundo o Prefeito de Ibiúna, João Mello, a cidade não irá esperar e um decreto já deve ser emitido nesta sexta-feira (10) autorizando que os empreendimentos autorizados nesta fase reabram suas lojas. A fase 2 do Plano São Paulo (bandeira laranja) permite a abertura com restrições aos comércios, que devem operar por quatro horas diárias ou por seis horas se estiverem fechados em três dias da semana, além de terem de respeitar uma série de exigências sanitárias para a não disseminação do coronavírus.

A Prefeitura de Ibiúna, assim como São Roque, também não havia acatado de imediato a regressão de toda a região para a fase 1 (bandeira vermelha) há duas semanas, permanecendo na fase 2 (bandeira laranja) e voltando apenas posteriormente após uma decisão judicial. Segundo Mello, o posicionamento da prefeitura na época se deveu aos bons índices de enfrentamento do coronavírus, que habilitariam a cidade estar em uma fase ainda maior de flexibilização.  A mesma justificativa foi dada pelo Prefeito de São Roque, Claudio Góes, quando a cidade também tentou permanecer na fase laranja.

Com a nova determinação estadual que habilita a cidade novamente a abrir parte de seus comércios, o prefeito afirma que a abertura começa já neste sábado e que irá pleitear uma maior flexibilização, além das já impostas na fase 2.

“Isto que estou fazendo não é um rompante de voluntarismo. Faço isso de forma responsável, pois como nossos números, nossa evolução (no combate ao coronavírus), nossa estrutura de atendimento nos capacita a estar na fase verde (do Plano São Paulo), vamos passar para a laranja a partir de amanhã. Não é uma decisão de rompante e sim tecnicamente estudada, discutida, avaliada e que é possível”, afirmou o prefeito nesta sexta-feira através de sua rede social. Veja o vídeo abaixo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.