Centro Universitário Facens é finalista em duas categorias de Prêmio Internacional apoiado pela ONU

Um dos Projetos é indicado pelo segundo ano consecutivo na categoria Engajamento Estudantil

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação
Foto sobre " Centro Universitário Facens é finalista em duas categorias de Prêmio Internacional apoiado pela ONU"

O Laboratório de Inovação Social (LIS) do Centro Universitário Facens concorre, pelo segundo ano consecutivo, ao prêmio International Green Gown Awards, apoiado pela ONU Meio Ambiente. O LIS concorre em duas categorias diferentes - Engajamento Estudantil (projeto ECOGINC) e Beneficiando a Sociedade (com o case do próprio Laboratório de Inovação Social). Ao todo, são três categorias reconhecidas pelo prêmio, que também inclui Instituição Sustentável do Ano. O resultado será divulgado dia 08 de julho, em um evento mundial online.
 

International Green Gown Awards reconhece iniciativas e projetos de sustentabilidade empreendidas por instituições de ensino superior ao redor do mundo. Atualmente, o Prêmio contribui para a centralização do debate universitário e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
 

A categoria de Engajamento Estudantil reúne projetos que desenvolvem atividades em que alunos e colaboradores trabalham juntos para alcançar metas usando as abordagens "de cima para baixo" e "de baixo para cima", para alcançarem o máximo de entendimento e engajamento em uma instituição. A Facens é um dos finalistas, com o projeto ECOGINC - Empower to Change the Game (Empoderando para Mudar o Jogo). A ECOGINC já recebeu duas menções honrosas pelo Prêmio AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) em 2018 e 2019, além de ter sido finalista no próprio International Green Gown Awards em 2019.
 

A ECOGINC é uma atividade desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Social da Facens, em conjunto ao Centro de Empreendedorismo do Centro Universitário, o FACE. A iniciativa consiste em uma gincana de três dias de duração, que acontece numa escola pública em situação de vulnerabilidade social. Nestes três dias, os alunos da Facens são divididos em equipes junto aos alunos da escola escolhida, que, juntos, devem cumprir as tarefas da gincana, formando uma verdadeira competição entre estas equipes. O objetivo é desenvolver o pensamento sustentável, priorizando a consciência ambiental e a social, trabalhando temas como bullying e empoderamento, seja por parte dos alunos do Centro Universitário, quanto dos alunos da escola.
 

Já a categoria Beneficiando a Sociedade tem como objetivo reconhecer iniciativas das universidades que impactam a sociedade de várias maneiras. Os exemplos desses impactos podem ser avaliados sob a ótica econômica, social e ambiental, acontecendo em parceria com instituições de outros setores que podem trazer abordagens inovadoras.
 

O Centro Universitário Facens é finalista com o projeto de nome LIS - Flourishing Humanised Professionals For The 21st Century (LIS - Florescendo Profissionais Humanizados Para o Século 21). O LIS é o Centro de Inovação da Facens, que oferece oportunidades para que os estudantes desenvolvam seu potencial humano para incorporá-las em suas atividades pessoais e profissionais. Todas as atividades são baseadas na metodologia SEE Learning (Social, Emotional and Ethical Learning), que visa o conhecimento, o despertar da compaixão e promoção do engajamento social.
 

"Espera-se que os alunos que passem pelo LIS possam compreender suas responsabilidades e potencial para combater os desafios complexos desse século. Estamos trabalhando para desenvolver a próxima geração de líderes que precisarão ser mais colaborativos, conscientes e preparados, tanto para as próximas crises globais, quanto para as que já estão estabelecidas, como a pandemia da COVID-19, a fome, a desigualdade e crise climática", destaca, Raquel Barbosa Rogoschewski, coordenadora LIS .
 

 

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.