16/06/2020 às 22h08min - Atualizada em 16/06/2020 às 22h41min

Polícia Civil detém motoboy envolvido em 'Golpe do Banco'

Bando cometeu diversos golpes na região ao se passarem por funcionários de bancos

- Fotos: Divulgação / Polícia Civil
Da Redação: Rafael Barbosa

Policiais Civis de São Roque detiveram nesta terça-feira (16) um motoboy suspeito em participar das ações de um bando que cometeu diversos golpes na região, ao se passarem por funcionários de bancos para obterem os cartões bancários das vítimas.

De acordo com as autoridades, o golpe começava quando um marginal ligava na casa da vítima afirmando ser funcionário de um banco e relatando que constatou uma compra indevida em nome da pessoa. Ele então convencia a pessoa a passar o número do cartão bancário e, algumas vezes, até mesmo a senha para que o cartão fosse “bloqueado”, que era coletado posteriormente por um motoboy enviado pela quadrilha para a casa da vítima, também se passando por um funcionário do banco. De posse do cartão e dados das pessoas, eram saques, transferências, empréstimos e compras.

Após um extenso trabalho de investigação, agentes da Polícia Civil conseguiram monitorar uma das ligações do estelionatário que tentou praticar o golpe contra uma idosa que reside no centro de São Roque.

“Após a ligação fraudulenta, os policiais se posicionaram em pontos estratégicos na região central, e quando o motoboy chegou na casa para fazer a retirada do cartão, prontamente foi abordado e detido pelos policiais civis”, informou a polícia a esta reportagem.

O acusado tem 32 anos, é residente na zona leste da capital e disse que teria sido contratado para buscar uma encomenda em São Roque e levar para São Paulo. Foi conduzido para a delegacia onde foi interrogado sobre os fatos. Negou sua participação na organização criminosa e disse que trabalha como motoboy.

Segundo a Polícia Civil, será solicitada às operadoras as informações dos cadastros das últimas ligações recebidas e efetuadas, com a intenção de tentar identificar o resto do bando.

Agentes da Polícia Civil já haviam identificado na semana passada outro motoboy que possivelmente estaria envolvido nos golpes e que foi encontrado quando uma das vítimas conseguiu tirar uma foto da placa da motocicleta.

O motoboy, que reside no bairro Brasilândia, na capital paulista, foi reconhecido por duas vítimas, já que tinha tirado o capacete ao coletar o cartão durante um dos golpes. Ele será investigado na participação dos crimes ocorridos recentemente na cidade.

“Para as vítimas que foram lesadas e têm condições de providenciar o reconhecimento fotográfico do motoboy, que procure a delegacia, pois temos fotos de vários suspeitos para averiguação. Novamente reforçamos a necessidade de orientar seus familiares, geralmente os idosos, que evitem falar ao telefone com desconhecidos, principalmente com pessoas que exigem o fornecimento de dados pessoais, dados de cartões bancários ou senhas. Somente assim, cada um fazendo sua parte, que ficaremos seguros desses golpistas", orientou o Escrivão de Polícia chefe da Delegacia de Polícia de São Roque, Anderson Góes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.