08/06/2020 às 12h57min - Atualizada em 08/06/2020 às 13h43min

São Roque alcança pior índice de isolamento social com início de flexibilização comercial

Índice de 45% de adesão na sexta-feira

- Foto: Carlos Mello
Da Redação: Rafael Barbosa

São Roque registrou na semana passada o seu pior índice de isolamento social. Os dados preocupantes aparentam ser um reflexo da flexibilização comercial, que teve início no dia 1° de junho, como uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que dividiu o estado paulistano em zonas com diferentes níveis de flexibilização a depender do seu desempenho no combate do coronavírus.

Mas não foi preciso que os dados do governo estadual informassem a população sobre a queda do isolamento social com a flexibilização comercial, já que para isso bastava sair as ruas na região central, para constatar um grande número de aglomerações na cidade e que foram registradas não só pelo Jornal da Economia, mas por outros munícipes, em imagens que ganharam as redes sociais.

Deste modo, os índices atualizados nesta segunda-feira (08) e que completam o registro completo da semana passada apenas registra moficialmente o impacto da flexibilização na quarentena municipal.

No domingo, dia 31 de maio, São Roque registrou índices de isolamento de 55%, o menor registrado em um domingo desde o início da quarentena, em março deste ano. Na segunda-feira, primeiro dia de junho, este incide caiu para 47% e embora tenha subido para 48% na terça, a partir deste dia houve uma queda percentual de um ponto por dia até sexta-feira (05), quando a cidade registrou 45% de isolamento social, o menor índice desde o início da quarentena.

No sábado (06) o índice registrado foi de 47%, quatro pontos a menos do que o registrado no sábado passado, dia 30 de junho.

Os índices claramente causaram preocupação na Prefeitura, que divulgou um vídeo pedindo a população que respeite o isolamento social e alertando para as possíveis consequências caso a medida não seja cumprida, pois a falta de adesão do isolamento contribui para a propagação do coronavírus e se os casos no município continuarem a aumentar, a cidade pode retroceder no seu nível de flexibilização, passando a ter o funcionamento exclusivo de serviços essenciais.

“Estamos iniciando uma nova semana e precisamos ser conscientes. Para tanto, evite sair de casa e oriente as pessoas, principalmente aqueles com mais de 60 anos e crianças, que não circulem pela cidade. Se precisar sair por uma necessidade, use máscaras, cumpra os protocolos sanitários, lavando as mãos ou usando álcool em gel, e mantendo o distanciamento social”, informou o Prefeito Cláudio Góes

Resta saber agora como será a adesão da população nesta semana, porém os indicadores já são ruins, como mostram as lives realizadas pelo jornalista Carlos Mello nesta segunda-feira (08) e que mostram um grande movimento de pessoas no centro municipal, incluindo algumas aglomerações.

Coronavírus em São Roque

Infelizmente São Roque tem registrado um aumento expressivo de casos de coronavírus, com 19 casos positivos em cinco dias. Vale lembrar que o impacto da falta de isolamento social no número de pacientes com coronavírus na cidade não é registrado de um dia para o outro, já que o ciclo de incubação do vírus faz com que a pessoa contaminada com o covid-19 procure o atendimento médico de 08 à 14 dias após ser infectada (embora ela já transmita o vírus entre o quarto ou quinto dia).

Deste modo, os reflexos de contaminação do coronavírus na cidade, relativos a queda brusca no isolamento social, ainda estão para serem sentidos. Confira abaixo as lives realizadas pelo jornalista Carlos Mello e o anúncio do Prefeito Cláudio Góes. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.