18/05/2020 às 17h55min - Atualizada em 18/05/2020 às 18h47min

Lute você também conta Abuso e à Exploração Sexual infantil

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data importante e que marca uma busca pela segurança e dignidade de nossas crianças e jovens. A data já está em vigor há 20 anos e foi escolhida por conta do Caso Araceli, crime ocorrido em 1973 e que chocou o país, quando Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, foi raptada, estuprada e morta em Vitória, no Espirito Santo.

O ano de 2020 também marca os 30 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além dos 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Uma luta que tem sido levada a sério por muitas instituições brasileiras, segundo  uma pesquisa realizada pelo The Economist Intelligence Unit e que avaliou como 40 países têm respondido a essas violações.

O Brasil ocupa o 11° no ranking, uma posição importante, mas que mostra que muito ainda deve ser feito, principalmente com relação a denúncia destes casos, que se mostram primordiais não apenas para que possamos entender a real dimensão deste crime no país, mas também para encontrar e punir os responsáveis.

Uma tarefa difícil, já que infelizmente dados comprovam que a maioria destes crimes ocorre dentro do âmbito familiar, geralmente praticado por parentes ou pessoas próximas as vítimas. Um quadro que tende a se agravar com o isolamento social diante da pandemia. Por isto a denúncia é uma pratica importante e que deve ser usada de forma responsável e consciente por parte da população.

Você sabe ou desconfia de um caso de abuso? Então comunique as autoridades competentes.

O Disque 100 é um número exclusivo para a denúncia de casos de abuso infantil, sendo um canal seguro para que qualquer munícipe possa denunciar este crime hediondo. Também é possível procurar o Conselho Tutelar de sua cidade e reportar o caso para profissionais competentes e que irão apurar a situação. Em São Roque o contato do conselho é 93093-7682


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.