16/05/2020 às 12h23min - Atualizada em 16/05/2020 às 17h19min

Pacientes denunciam cancelamentos de consultas em Posto de Saúde

Prefeitura de São Roque diz que está sem perspectiva de novos agendamentos por causa da pandemia de coronavírus

- Foto: Carlos Mello
Da redação: Rafael Barbosa

Diversas consultas de especialidades médicas estão sendo canceladas no sistema de Saúde de São Roque, segundo pacientes que entraram em contato com a reportagem do Jornal da Economia. Segundo as denuncias, pacientes que esperam meses para realizarem suas consultas são avisados sobre o cancelamento do médico quando chegam ao Posto de Saúde da Avenida Antonino Dias Bastos, ficando sem qualquer perspectiva sobre um novo agendamento.

É o caso de João Alves do Carmo, que esperava a 90 dias por uma consulta com um clínico geral e que deveria ter sido feita no Centro de Especialidades Marginal no dia 05 de maio. Porém quando chegou no horário marcado para o seu atendimento, foi simplesmente informado que o médico não poderia realizar a consulta e que não havia previsão nem mesmo de quando um novo atendimento poderia ser realizado.

“Eles desmarcam, cancelam a consulta e simplesmente não dão satisfação, só avisando quando se chega ao posto. Estamos em uma situação muito difícil por conta desta pandemia e não podemos ter falta de médicos e atendimentos no posto de saúde”, comentou o paciente, que precisou passar recentemente por uma cirurgia particular devido a falta de amparo do sistema básico de saúde. 

Infelizmente cancelamentos no posto de saúde não são novidades para a família do Sr. João, já que sua esposa também teve duas consultas canceladas nos últimos meses. O atendimento com o clinico geral e um ortopedista deveriam ter ocorrido respectivamente em fevereiro e março, porém também foram canceladas sem aviso prévio e deste então a paciente não tem perspectiva de quando poderá ter sua consulta.

Prefeitura respondeu ao Jornal da Economia

O Jornal da Economia questionou a Prefeitura de São Roque sobre os constantes cancelamentos de atendimentos no Posto de Saúde de São Roque.

Em resposta, o governo municipal afirmou que, conforme protocolos de saúde para o período pandêmico da COVID-19, e com o objetivo de garantir o cuidado e segurança do paciente, o atendimento das Unidades Básicas de Saúde também foi reorganizado. “Desta forma, é realizada uma triagem, priorizando os grupos mais suscetíveis como pacientes crônicos, gestantes e também os casos mais graves. Já os atendimentos de urgência e emergência são realizados pelo Pronto Atendimento da Santa Casa”, afirma a administração pública.

A prefeitura informa que o retorno do protocolo normal de atendimento dependerá da evolução da pandemia, porém não existe uma expectativa de data para que isso ocorra. “O Departamento de Saúde já prevê estratégias para atender de forma segura essa demanda quando for possível a retomada de todas as consultas”, disse a assessoria de imprensa.

Sobre as reclamações de falta de aviso sobre o cancelamento das consultas, a administração municipal afirmou que os adiamentos são avisados previamente aos pacientes via telefone, o que “só não ocorre se o paciente estiver com seus contatos desatualizados nas UBSs (por exemplo, muda o número de telefone e não informa)”.


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