13/05/2020 às 18h06min - Atualizada em 13/05/2020 às 19h32min

Laudos apontam que exames de Bolsonaro apresentados ao STF deram negativo

Jornal 'O Estado de S. Paulo' pediu na Justiça o acesso aos exames

- EVARISTO SA / AFP via Getty Images
Fonte: Portal G1

Laudos apresentados pelo governo ao Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o presidente Jair Bolsonaro teve resultado negativo nos exames para a Covid-19. Os testes foram divulgados ao público nesta quarta-feira (13).

Segundo informações do Portal G1, tudo só foi divulgado após o jornal “O Estado de S. Paulo” entrar na Justiça pedindo acesso. Anteriormente, Bolsonaro já havia anunciado os resultados negativos em suas redes sociais, mas se recusava a mostrar os laudos em si.

De acordo com ofícios anexados pela Advocacia-Geral da União (AGU) no Supremo, foram usados nos laudos nomes de terceiros para preservar a imagem e privacidade do presidente da República e também por motivos de segurança. No entanto, o CPF e a data de nascimento nos papéis são, de fato, de Bolsonaro.

“Para a realização dos exames foram utilizados no cadastro junto ao laboratório conveniado Sabin os nomes fictícios Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz, sendo preservados todos dados pessoais de registro civil junto aos órgãos oficiais”, afirma o ofício do Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, Rui Yutaka Matsuda.

Histórico de exames

O primeiro teste foi feito por Jair Bolsonaro logo após o retorno de uma viagem oficial aos Estados Unidos, em março. Na época, uma TV americana chegou a noticiar que o presidente tinha sido infectado, sem apresentar documentos.

Naquele mesmo mês, pelo menos 23 pessoas que estavam na viagem oficial testaram positivo para o novo coronavírus. O primeiro diagnosticado com a doença foi o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que retornou ao Brasil isolado no avião e fez o exame depois que desembarcou.

Dias depois, o presidente fez um novo teste como parte do protocolo de segurança, para impedir um falso negativo motivado pela chamada “janela imunológica”. Jair Bolsonaro voltou a declarar que seu resultado havia dado negativo, porém sem apresentar qualquer constatação.

O terceiro exame não foi publicado nas redes sociais do presidente, mas está na lista de documentos apresentados pela AGU.

Vale destacar que os resultados de Jair Bolsonaro no teste de Covid-19 geraram bastante preocupação porque, desde que o estado de pandemia foi declarado pela OMS, o presidente da República infringiu, diversas vezes, os protocolos de distanciamento social.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.