Acusado de onda de furtos de carros na região é identificado pela polícia em São Roque

Membro de quadrilha participou de cerca de 15 furtos nas regiões de São Roque, Mairinque e Ibiuna

Por -Fotos: Divulgação
2471 5 Min

Policiais Militares e Civis de São Roque capturaram e identificaram um homem acusado de roubar cerca de 15 carros, sendo um dos responsáveis por uma onda de crimes que vinha sendo praticada em São Roque e região.

Segundo informações das autoridades, na tarde de terça-feira (12), uma equipe da Polícia Militar foi acionada via COPOM para atender uma solicitação na conhecida Estrada da Aeronáutica, no bairro Alto da Serra, onde um homem havia invadido o quartel militar e se encontrava detido no local.

O homem capturado foi levado até a Delegacia Policia, entretanto os PMs já estavam atentos a uma onda de furtos que vinha ocorrendo na região e perceberam que o quartel da aeronáutica se encontrava próximo a uma área onde, horas antes, havia sido registrada uma outra ocorrência relacionada aos crimes. Na ocasião, uma equipe de policiais rodoviários encontraram um Veículo HB20 cuja placa coincidia com a de um automóvel que havia sido apontado como sendo utilizado nos furtos de veículos em São Roque, Mairinque e Ibiúna.

Ao identificarem o carro, os agentes começaram uma perseguição que terminou com os suspeitos que estavam no carro abandonando o veículo e fugindo por uma área de mata, próxima a região onde se encontrava a aeronáutica. O carro utilizado foi apreendido e foi descoberto que se tratava de um carro “duble”, que usava a placa que havia sido furtada de outro automóvel em Cotia.

Os suspeitos não foram encontrados pela polícia rodoviária, porém sabendo desta ocorrência, os PMs suspeitaram que o homem preso na aeronáutica podia ser um dos que tinham fugido da polícia e se escondido no mato. Ao ser levado até a delegacia, a suspeita foi passada a Polícia Civil, que já vinha investigando o caso, e havia sido a responsável por divulgar a polícia rodoviária sobre o envolvimento do HB20 nos furtos.

A suspeita da PM foi confirmada pela ação da polícia civil, que confirmou que o acusado era parecido com um dos suspeitos de praticar os furtos de automóveis e cujas imagens haviam sido capturadas em câmeras de segurança nos locais dos crimes.

Enquanto o homem era interrogado pela Polícia Civil, agentes da PM chegaram a identificar uma dupla de suspeitos com passagens por furto de carro e estelionato, que tinham vínculo com o primeiro suspeito e também foram levados para a Delegacia.

Entretanto, segundo informações da Polícia Civil o casal não tinha envolvimento na onda de furtos investigada, ao contrário do primeiro suspeito, que após um longo interrogatório confessou o envolvimento no furto de 10 a 15 veículos em São Roque, Mairinque, Ibiúna e regiões da Grande São Paulo. O homem confessou ser membro de uma quadrilha que vinha atuando na região de Carapicuiba, mas que vinha praticando crimes também no interior.  

Como o marginal não foi preso em flagrante pelos furtos, ele foi liberado, mas será indiciado em 10 inqueridos por furto qualificado, cuja pena é de quatro a oito anos de prisão.

Segundo a PM, a ação de captura do membro da gangue faz parte de uma nova política do batalhão em São Roque, implantada pelo novo comandante, e que busca atribuir mais ações de inteligência polícial (informações de invstigações) aos patrulhamentos no município.

Investigações sobre quadrilha continuam

Segundo informações da Policia Civil, a onda de furtos de carros continua em investigação. O marginal membro da quadrilha informou que grupo responsável pelos furtos de carros atua na região da Grande São Paulo, mas vinha migrando parte de suas operações para o interior. A quadrilha se foca em veículos específicos como os novos modelos das marcas HB20 (Hyundai), UP (Volkswagen), Onix (Chevrolet), Voyage (Volkswagen) e Gol (Volkswagen).

Atuando geralmente em duplas, cada membro é responsável uma tarefa durante o crime. O marginal identificado, por exemplo, tinha a função de implantar um modulo eletrônico no carro, para que o automóvel pudesse ser ligado sem o uso de chave, sendo que os veículos alvos da ação eram justamente os mais propícios a utilização do aparato eletrônico.

A ação do furto era extremamente rápida, demorando pouco mais de 1 minuto para ser executada e o marginal identificado informou que recebia R$500 reais por cada veículo roubado.

Seu comparsa que ainda não foi capturado, tinha a função de conduzir o veículo furtado até o local indicado pelo líder do bando, tarefa conhecida como “cavalo”. Os veículos eram sempre destinados para a Grande São Paulo.

A Polícia Civil também informou já tinha a qualificação de pelo menos um dos individuos envolvidos na onde de furto. Ele, foi identificado ontem no final da tarde pois logo após a localização e apreensão do veiculo HB20, os policiais encontraram no portamalas do carro um cupom fiscal de uma compra realizada num comércio em Carapicuiba em 26 de abril deste ano. "Através do código e numeração do cupom fiscal conseguimos informações importantes sobre quem estaria utilizando esse veiculo e fazia parte da organização criminosa", informou a Polícia Civil.

As investigações agora seguem na tentativa de identificar e prender os outros membros da quadrilha.

 


FONTE: Da Redação: Rafael Barbosa
Notícias Relacionadas »