12/05/2020 às 19h14min - Atualizada em 13/05/2020 às 14h36min

Cidade de São Roque registra novo óbito por coronavírus

Diretora de Saúde também fala sobre contaminação dos profissionais de saúde que estão na luta para salvar vidas

- Fotos: Divulgação
Da redação: Rafael Barbosa

São Roque registrou nesta terça-feira mais um caso de óbito por Coronavírus: o paciente era um morador de 61 anos que encontrava-se internado num hospital de São Paulo. A cidade também registrou mais dois resultados positivos para COVID-19, relativos a dois homens de 47 e 54 anos. Com os três novos casos, a cidade acumula 36 casos positivos para moradores de São Roque.

A cidade também registrou três novos casos suspeitos e recebeu 18 exames negativos para coronavírus. As demandas municipais têm sido encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz e embora no início da pandemia os resultados tenham demorado muito a serem emitidos, o esforço promovido pelo governo estadual para a realização dos exames foi ampliado e já tem dado resultado com o declínio do número de casos aguardando análise.

Com as novas informações, a cidade já registrou 204 notificações, sendo 36 casos confirmados e 157 casos descartados e 11 casos aguardando resultado. Hoje o município conta com 10 pacientes internados (5 em enfermaria e 5 em UTI), sendo que 5 são positivos para Coronavírus e a outra metade é de casos suspeitos. Dos pacientes positivos, 23 já se recuperaram da doença e o restante segue em tratamento.

O atual número relativo ao coroanvírus em São Roque é menor do que o que foi divulgado em outras reportagens do Jornal da Economia devido a nova forma de divulgação de informações da Prefeitura Municipal, que passaram a levar em consideração apenas os dados relativos a São Roque.

Casos de coronavírus em agentes de saúde

Em live realizada nesta terça-feira (12) a Diretora de Saúde de São Roque, Daniela Groke, abordou o número de casos positivos envolvendo agentes de saúde na cidade. Um veículo de comunicação da cidade chegou a publicar uma matéria onde um vereador apontava que 13 funcionários da irmandade estariam com COVID-19, entretanto segundo a diretora de saúde os números estão incorretos.

Daniela afirma que até o momento cinco agentes de saúde da rede básica foram positivados para coronavírus e que quatro funcionários da Santa Casa também apresentaram a doença, sendo que nenhum destes funcionários da irmandade precisou ser internado para realizar o tratamento da enfermidade.

A Diretora de Saúde informa que estes casos são, infelizmente, esperados. “É comum e esperado que tenhamos profissionais de saúde com casos suspeitos ou positivos de coronavírus”, informou.

Groke disse durante seu pronunciamento que estes profissionais estão na linha de frente no combate à doença, muitas vezes com contato direto a pacientes, e assim eles acabam tendo grandes chances de se contaminarem.

Casos no Brasil

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 177.589 confirmados de COVID-19, com 9.258 novos diagnósticos nas últimas 24 horas. Infelizmente o país bateu o próprio recorde de mortes diarias, com 881 óbitos registrados desde ontem, contabilizando 12.400 mortes em todo o território nacional. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.