12/05/2020 às 16h10min - Atualizada em 12/05/2020 às 16h10min

Seis hospitais da cidade de SP estão com UTIs lotadas e ficam indisponíveis a novos pacientes

Taxa geral de ocupação nas UTIs chegou a 82% nesta terça

- Foto: Divulgação / Governo de SP
Fonte: Portal G1

Seis hospitais de São Paulo estão com ao menos 95% de lotação em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e agora estão indisponíveis para novos pacientes nesta terça-feira (12). No dia anterior, quatro hospitais estavam com 96% de ocupação.

As unidades de saúde que estão lotadas são: o Hospital Doutor José Soares Hungria, em Pirituba, na Zona Norte, o Hospital Vereador José Storopolli, na Vila Maria, na Zona Norte, o Hospital Saboya, no Jabaquara, Zona Sul, o Hospital Planalto, em Itaquera, na Zona Leste, o Hospital Inácio Proença de Gouvêa, na Mooca, Zona Leste, o Hospital Municipal de Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste. A taxa geral de ocupação nas UTIs de hospitais de São Paulo está em 82% nesta terça.

Com 96% na ocupação dos leitos, o Hospital do Jabaquara já não aceita novos pacientes. O aposentado Odair Gentini afirmou que sente falta de ar e que nem desta forma conseguiu ser atendido. A primeira triagem é realizada em uma mesa do lado de fora. “Eu estou aí desde domingo conversando se eu conseguia uma vaga, não consegui. Estou indo embora lá para o Hospital do Ipiranga”, disse.

No Hospital da Mooca, o movimento de ambulâncias é tão grande que não há espaço para estacionar.

No Hospital da Vila Maria, há uma ala específica para pacientes com sintomas e outra para os demais. Para casos de baixa complexidade, os médicos conseguem dar vazão, mas quem chega com problemas respiratórios tem tido problemas. O hospital tem 20 leitos de UTI e 19 estão ocupados. Já foi atingida a capacidade operacional do hospital para atendimento dos pacientes, seja por médicos, enfermeiros, seja para limpeza.

O Hospital da Bela Vista também está perto de atingir seu limite. Inaugurado há menos de um mês para reforçar o atendimento a pacientes com coronavírus, ele já está com 90% desses 29 leitos ocupados.

De acordo com informações do Portal G1, a Prefeitura declarou que até o final do mês vai aumentar para quase 1.500 a quantidade de leitos de UTI na cidade e que negocia a locação de mais leitos com hospitais particulares. A administração municipal já fechou acordo com a Cruz Vermelha e o hospital da Universidade de Santo Amaro (Unisa).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.