09/05/2020 às 11h24min - Atualizada em 09/05/2020 às 11h24min

Dia das Mães: Evite riscos ao comprar o presente

Confira algumas dicas de como presentear sua mãe com conforto e segurança

Matéria: Ana Laura Gonzalez

O Dia das Mães será celebrado no próximo domingo (10) e, em tempos de pandemia, os métodos para adquirir um presente especial para esta data não são mais os mesmos. A alternativa agora é comprar a lembrança em plataformas digitais ou por telefone, já que sair de casa não é mais recomendável.

Ainda que a prática se torne mais comum a cada dia, muita gente tem dúvida se é mesmo possível encontrar o presente ideal utilizando esses meios. Confira abaixo algumas dicas de como presentear sua mãe com conforto e segurança.

Orientações de segurança

Opte por comprar em sites que você já utilizou ou que tenha um bom feedback. Prestigie as lojas da sua cidade ou da região. Ajude a economia local, inclusive pequenos empreendedores que estão dando seguimento em vendas pelas redes sociais ou por telefone; (matéria página A4)

Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O aconselhado é entrar diretamente no site oficial da loja e não por meio de links duvidosos que costumam ser enviados por e-mail e que surgem em outras redes sociais;

Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização, além de verificar se o site da empresa possui conexões seguras para que seus dados sejam protegidos;

Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias feitas com a empresa, não fornecendo seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança;

Em compras virtuais ou por catálogo, é evidente que o consumidor não tem como experimentar nem avaliar o produto em mãos. O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao cliente o direito de arrependimento pela aquisição e assim, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da encomenda em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do dia que produto chegue na residência.

Higienização das mercadorias

A sobrevivência do novo coronavírus varia de um material para outro. Estudos apontam que no plástico e no aço inoxidável, o vírus pode viver por até três dias. No papelão, ele dura 24 horas, por isso a recomendação é que estes materiais sejam brevemente higienizados ou, se for o caso, descartados. Com a embalagem que cobre o presente da sua mãe, não deve ser diferente.

Além disso, é necessário lembrar que, no momento da chegada do produto, tentar manter certa distância do entregador é um dos métodos preventivos. Muitas empresas já deixaram de adotar o sistema de assinatura que confirma o recebimento, o que torna desnecessário o contato com objetos que muita gente já manipulou.

Por fim, após manusear e conferir a encomenda tão esperada, lavar bem as mãos e evitar tocar os olhos, nariz e boca são fundamentais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.