06/05/2020 às 00h00min - Atualizada em 06/05/2020 às 21h36min

Qual aparelho auditivo é o melhor para você usar?

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Você escuta, mas não entende? Acha que os outros estão falando baixo? Tem dificuldade de entender em lugares ruidosos? Isso pode ser um problema auditivo.

Ao notar todas essas dificuldades, o primeiro passo é procurar um especialista: o otorrinolaringologista para uma avaliação. Passada essa avaliação e detectado uma perda auditiva, o especialista indica o uso do aparelho auditivo. Mas aí vem a pergunta: qual modelo usar?

Muitos pacientes fazem essa pergunta, já que ao iniciar a procura por aparelho auditivo, descobrem que existem várias marcas, modelos, preços e tecnologias. Com tantos fabricantes e modelos, pode parecer que há muito para escolher.

Os modelos e tecnologias do aparelho auditivo são indicados de acordo com o grau e da perda auditiva, que pode ser leve, moderada, severa e profunda. 

Dentre os modelos dos aparelhos auditivos, temos: 

- Microcanais (CIC): Esse modelo é indicado para perda auditiva de grau leve a moderada, ficando posicionado dentro do conduto, quase imperceptível.

- Intracanais (ITC): O intracanal é apropriado para a perda auditiva de grau leve a moderada. Esse modelo é um pouco maior que o microcanal, sendo  ideal para pacientes que necessitam de mais amplificação. Além disso, esse modelo tem a opção de controle de volume.

- Intra-articulares (ITE): Esse modelo é recomendado para perda auditiva de grau leve a severa, sendo posicionado dentro do conduto com preenchimento total da concha da orelha.

-Retroauriculares(BTE): São aqueles modelos tradicionais que são posicionados atrás da orelha. Pode ser indicado para perda auditiva de grau leve a profunda.

-Receptor no canal (RIC): Indicado para perda auditiva de grau leve a severa, esse modelo é posicionado atrás da orelha, porém seu diferencial é o fio fino e transparente com o receptor na ponta, que se encaixa no conduto, não necessitando de molde. Embora, em alguns casos, pode ser customizado no formato do conduto.

Antes de optar por um dos modelos disponíveis no mercado, devemos observar aspectos para garantir uma boa adequação às necessidades, como: estilo de vida, se trabalha em lugar ruidoso ou fica mais em casa, o conforto, isto é, aquele que se adequa melhor a anatomia da orelha, o manuseio e as diferentes funcionalidades do aparelho auditivo.

    Nesse sentido, para escolher o modelo de aparelho auditivo ideal, o auxílio do fonoaudiólogo e de uma clínica de aparelhos auditivos é essencial, já que é um profissional especializado para fazer indicações com base em exames e avaliação, além de realizar toda a adaptação e priorizar a melhor regulagem para o seu paciente.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.