30/04/2020 às 13h10min - Atualizada em 30/04/2020 às 17h04min

Guarda Municipal vistoria filas em bancos de São Roque

Agentes organizaram filas na Caixa Econômica Federal

- Fotos: Divulgação

A Guarda Municipal de São Roque realizou na manhã desta quinta-feira (30) uma fiscalização nas agências bancárias de São Roque. Um dos focos foi na agência Caixa Econômica Federal, que tem registrado grandes filas nos últimos dias devido ao auxílio emergencial fornecido pelo Governo Federal.

O Jornal da Economia já havia registrado em diversos momentos as filas formadas na agência bancária e das reclamações de munícipes que não estavam conseguindo acessar o aplicativo do banco. Em live realizada na quarta-feira (29), o Prefeito Cláudio Góes informou que a Caixa estava entre os estabelecimentos autuados por desrespeitar as normas de segurança contra o coronavírus, estabelecidas no último decreto municipal e que estava em contato com a direção do banco para tentar resolver o problema.

Para evitar aglomerações na vila, segundo a prefeitura os GCMs realizaram ações para a organização das filas, promovendo orientações quanto ao distanciamento entre as pessoas.

Caixa fala sobre o assunto

O Jornal da Economa procurou a Caixa Econômica Federal para abordar as filas e problemas no atendimento via aplicativo. Em resposta, fomos informados que o auxilio emergencial promovido pelo Governo Federal exigiu um uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado e que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas. 

A agência afirma que o atual calendário feito para beneficiários de poupança digital foi feito justamente para evitar o acumulo de filas, mas que a maioria das pessoas que tem procurado a agência não faz parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. “Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data”, informou o banco.

Com relação ao aplicativo, a Caixa afirma que o app tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. O banco recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.

O banco diz que tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. “Visando otimizar a atendimento e organização das filas, a CAIXA também  alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas”, informa o banco


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