23/04/2020 às 12h52min - Atualizada em 23/04/2020 às 14h25min

População de São Roque deve usar máscaras ao sair de casa e frequentar comércios

Medida não tem sido respeitada pela população.

- Foto: Reprodução / Jovem Pan
Da Redação: Rafael Barbosa

Nesta quinta-feira (23) começou a flexibilização dos comércios de São Roque. Novos estabelecimentos passam a poder atender de forma presencial e outros poderão operar através dos sistemas drive-thru ou delivery (confira os detalhes neste link), medida que vem acompanhada também de novas normas para a população, que devem usar máscaras de proteção todas as vezes que saírem de casa e também quando entrarem em comércios.

Medida que não tem sido seguida por boa parte das pessoas segundo comerciantes que procuraram o Jornal da Economia, preocupados com o fato de que muitas pessoas têm procurado atendimento sem o uso devido de máscaras. Segundo as novas normas da prefeitura é obrigatório o uso de máscaras de todas as pessoas que estejam nos estabelecimentos, sejam proprietários, funcionários, clientes ou visitantes. A obrigatoriedade de manter todos de máscaras será do estabelecimento, ou seja, pessoas que por ventura não estiverem com máscaras devem ser orientadas a usar o acessório ou impedidas de entrar no comércio.

Entretanto nesta quinta-feira comerciantes notaram que muitas pessoas não estão usando máscaras, sendo que alguns empresários já foram orientados por representantes da Guarda Municipal sobre a irregularidade destas pessoas estarem presentes nos comércios, norma que se não cumprida pode ser punida com multa e até fechamento do comércio, em caso de reincidência, a partir de segunda-feira (27).

O Prefeito Cláudio Góes já havia informado que a medida neste momento é uma orientação, entretanto diversas cidades já estão aplicando o uso obrigatório de máscaras a partir de decretos municipais, prevendo até mesmo multas para quem não cumprir a medida. Segundo um levantamento feito pela UOL, pelo menos 58 cidades brasileiras já adotaram a medida.

Medida que visa a saúde da própria população, já que o uso de máscara é um método preventivo importante contra a propagação do coronavírus. “São estratégias terapêuticas muito simples, de baixíssimo custo, fácil de fazer e utilizar, de alcance mundial em curto espaço de tempo e ambas possuem um impacto enorme na mortalidade de doenças virais com alto índice de mortalidade, e podem ser replicadas em cada bairro, cidade estado ou no país inteiro”, comenta o médico”, afirmou o Médico Dr Alcides Erthal Ribeiro, sobre a importância do uso de máscaras.  

Entretanto a recomendação não tem sido respeitada por uma grande parcela da população, fato que tem preocupado os comerciantes locais, que talvez tenham que bloquear a entrada de clientes sem máscaras em seu estabelecimento para não serem multados.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.