21/04/2020 às 20h20min - Atualizada em 21/04/2020 às 20h54min

Claudio Góes anuncia flexibilização de comércios em São Roque a partir de quinta-feira

Prefeito anunciou as novas medidas para São Roque durante a quarentena

- Foto: Reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa

O Prefeito de São Roque, Cláudio Góes, anunciou nesta terça-feira (21) que São Roque terá suas normas de restrição ao funcionamento de comércios flexibilizados a partir de quinta-feira, dia 23 de abril. A notícia foi informada em live realizada pelo governante, na companhia da Diretora de Saúde Daniela Groke.

Segundo Góes, a flexibilização do comércio será uma ação que deve contar com a participação de todos, para que possa ocorrer sem que resulte em um aumento perigoso no número de casos de coronavírus na cidade. “O comerciante quer funcionar e nós achamos que deve operar, mas em uma ação de parceria com a população, que só vá ao estabelecimento em caso de necessidade e do comerciante, que deve fazer sua parte”, afirmou.

A partir de quinta-feira (23), além dos comércios que já estão operando em São Roque, poderão também entrar em funcionamento:

Marmorarias, marcenarias, madeireiras, serralherias, vidraçarias e lojas conveniências em postos de combustíveis (sem consumo no local) e estacionamentos terão suas atividades permitidas. Empresas de lava-rápido poderão continuar operando em sistema de “leva e traz”. Hotéis deverão operar com até 40% de sua capacidade, desde que os hospedes não estejam em hospedagem para turismo ou apresentem sintomas do COVID-19. Os restaurantes, espaços gourmes, cafés, lanchonetes, áreas de piscina e lazer, academia destes estabelecimentos continuam com suas atividades suspensas. Pousadas também continuam com suas atividades suspensas. Para comércios em geral como restaurantes, lanchonetes, papelarias, bombonieres, lojas de calçados e roupas, estabelecimentos de artigos para festas e acessórios em geral, perfumarias, relojoarias entre outras não enquadradas em serviços essenciais e assim, impedidas de atendimento em loja, além do sistema deliverý, será permitido a operação em sistema Drive-thru. O cliente poderá parar o veículo, no estacionamento privado ou rotativo, seguir até a loja e retirar o produto na porta do estabelecimento, sem entrar no mesmo. Não será permitido que o cliente pare na rua, paralelo a loja, para retirar seu pedido sem sair do carro, o que poderia atrapalhar o trânsito. Para serviços não essenciais, será permitido atendimento na porta para o recebimento de crediário. Bancas de jornais passam a ter autorização para funcionar. Barbearias, Cabelereiros, Salões de beleza e estética poderão operar com controle de acesso, devendo abrir para os clientes individualmente e operando dentro da metragem de clientes permitidos e que será divulgada até quinta-feira.   Assistências técnicas, de eletro eletrônicos, ou de outros equipamentos deverão operar também com controle de acesso. Prestadores de serviços de advocacias, contabilidade, imobiliárias e seguradoras poderão desempenhar seu atendimento com hora marcada e com porta fechada.

Medidas preventivas

Todos os comércios, desde os que estarão operando e que passarão a operar à partir de quinta-feira (23), deverão atender novas medidas preventivas, além das já estipuladas. São elas:

Fixação de cartazes nas entradas e pontos internos do estabelecimento, com orientações básicas de medidas de segurança contra a propagação da COVID-19. (O material está sendo finalizado pela prefeitura).

Uso de máscaras de todas as pessoas que estejam nos estabelecimentos, sejam proprietários, funcionários, clientes ou visitantes. A obrigatoriedade de manter todos de máscaras será do estabelecimento, ou seja, pessoas que por ventura não estiverem com mascaras devem ser orientadas a usar o acessório ou impedidas de entrar no comércio.

Disponibilização do álcool gel (70%) para uso de proprietários, funcionários, clientes ou visitantes, para que possam desinfetar suas mãos na entrada e interior dos estabelecimentos.

Controle de acesso de clientes e visitantes para evitar a formação de aglomerações. A prefeitura realizará um cálculo de metragem/pessoa para determinar o número máximo de clientes em cada loja dependendo do tamanho do estabelecimento. Os dados devem ser divulgados até quinta-feira.

As pessoas deverão manter um distanciamento de dois metros entre si, incluindo em filas que se formem fora do estabelecimento, e cuja fiscalização será de responsabilidade do próprio comércio.

Segundo Cláudio Góes, a partir do dia 23, os comércios terão até segunda-feira (27) para se adequarem as novas medidas quando passarão a ser penalizados por eventuais descomprimentos das normas. A Prefeitura ainda esta estabelecenco quais serão os valores das penalidades, que irão de multas até o fechametno do comércio em caso de reincidência. 

Recomendação a população

Segundo Cláudio Góes, a recomendação para a população são-roquense é de que passem a utilizar máscaras sempre que saírem de casa. “É uma recomendação, ainda não estamos exigindo e não iremos punir o cidadão que não utilize máscaras nas ruas neste momento, até para que se tenham a condição de compra (do produto)”, afirmou Cláudio Góes, que salientou a importância do acessório para evitar contaminação.

As máscaras devem ser usadas por, no máximo, duas horas e lavadas com água e sabão em seguida. Também é recomendado deixa-las de molho em algum alvejante e passá-las antes da próxima utilização

Resultado das Medidas será avaliada

Segundo a Diretora de Saúde, Daniele Groke, a ação de flexibilização do comércio foi tomada com base em análises técnicas realizadas pela prefeitura, através do seu Departamento de Saúde, e que o resultado delas quanto a proliferação do coronavírus será analisado também pela equipe e podem ser revistos se resultarem em um aumento significativo do número de contágios. “Assim que notarmos que as notificações ou índices estão aumentando, estas medidas serão reavaliadas e poderemos dar um passo para traz”,afirmou a diretora. Segundo a profissional toda a ação será realizada visando a saúde da população.  

O prefeito afirmou que a prática é um primeiro mas importante passo para o andamento da economia municipal, porém que apesar das medidas, a orientação para a população é que fiquem em casa. “Esperamos que com estas medidas iniciemos a movimentação da economia e as atividades econômicas. Lógico que isso deve gerar uma maior circulação de carros nas ruas, mas pedimos ao consumidor que ele vá (ao comércio) apenas em situação de necessidade”, concluiu Cláudio Góes.

Confira abaixo a live onde o prefeito fala sobre as mudanças. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.